Ver todas

Back

Irizar e-Mobility com primeira fábrica de eletromobilidade de energia verde da Europa

29 Janeiro, 2020

A Irizar e-Mobility tornou-se a primeira fábrica de eletromobilidade de energia verde da Europa, com o maior parque solar fotovoltaico do País Basco.

O parque foi inaugurado por Lehendakari (Presidente do Governo Basco) Iñigo Urkullu e uma delegação do Governo Basco, juntamente com a Agência de Energia Basca e os parceiros da fazenda solar EKIAN, na qual o Grupo Irizar é um dos maiores investidores com a aquisição de 3 MW.

A energia gerada nesta fazenda fornecerá as instalações de mobilidade elétrica Irizar, tornando-a a primeira fábrica para a produção de autocarros elétricos com energia limpa de zero emissões na Europa.

A Irizar e-Mobility foi inaugurada em 2018, a primeira fábrica na Europa de soluções de eletromobilidade, projetada e fabricada com base em conceitos de eco-sustentabilidade com um certificado de eficiência energética tipo A, o máximo disponível na Europa. 

O Grupo Irizar desenvolve e fabrica as suas próprias baterias, sob um contrato de parceria assinado com a Agência de Energia Basca e a Respol. Também oferece uma segunda vida útil às baterias, para que possam ser reutilizadas no final de seu ciclo de vida nos autocarros, como componentes de armazenamento em estações de recarga para veículos elétricos nas estações de serviço Repsol, juntamente com os componentes eletrónicos associados ao seu uso.

Também em 2019, após concluir a Análise do Ciclo de Vida (LCA), a Irizar tornou-se o primeiro fabricante de autocarros europeu com um EDP certificado baseado no padrão internacional UNE-EN ISO 14025 pelo International EPD System.

A Ekian é uma iniciativa pública privada promovida pela Agência de Energia Basca e pela KREAN e possui 22 empresas investidoras. Este parque solar fotovoltaico EKIAN está localizado numa propriedade industrial de 55 hectares chamada “La lágrima” na propriedade industrial ARASUR, no município de Ribera Baja-Erribera Beitia, Araba.

Consiste em 66.000 painéis solares de última geração, 355 watts cada, gerando capacidade instalada total de 24 MW, dobrando a energia solar atual do País Basco. Em plena capacidade, produzirá aproximadamente 40.000 MWh por ano, ou seja, eletricidade equivalente ao consumo elétrico de 15.000 famílias em um ano e evitará a emissão de cerca de 14.600 toneladas de CO2 se essa energia for produzida por outras fontes de energia fósseis.

PALAVRAS-CHAVE