Ver todas

Back

Irizar lança novo camião elétrico ie truck

A Irizar acaba de apresentar o seu novo camião eléctrico, o Irizar ie truck, no âmbito da primeira edição do SUM do Congresso de Mobilidade Urbana Sustentável que se realizou em Bilbau, de 20 a 23 de fevereiro.

Esta plataforma é o resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento desenvolvido em conjunto com o Grupo FCC, líder mundial em Serviços Ambientais, Gestão Integral da Água e desenvolvimento e construção de infraestruturas e outros centros tecnológicos.

O Grupo FCC contribuiu com seu conhecimento e experiência na operação de serviços urbanos e, como resultado da colaboração bem-sucedida, foi produzido um primeiro protótipo equipado com um corpo de carga lateral para a coleta de resíduos. A sua comercialização está prevista para os próximos meses.

Os principais atributos que caracterizam esta inovação do Grupo Irizar são seu design, segurança, desempenho, condução e utilização do veículo. O Irizar ie truck foi projetado para circular em ambientes urbanos e interurbanos sem gerar poluição atmosférica ou acústica. O seu baixo nível de ruído permite que se realizem trabalhos noturnos.

A preocupação com o conforto e a segurança foram essenciais no desenvolvimento da posição do motorista, onde a ergonomia e o campo de visão ideal prevaleceram.

Tecnologia

O ie truck incorpora tecnologia pioneira desenvolvida dentro do Grupo Irizar, já utilizado em autocarros elétricos em termos de tração elétrica, armazenamento de energia e eletrónica, assim como nos restantes sistemas fornecidos. A cabine foi desenvolvida exclusivamente para aplicações urbanas.

Tem capacidade para quatro pessoas e um único nível de acesso para garantir uma viagem segura ao motorista e passageiros. É o veículo com a menor altura de acesso do mercado.

O veículo tem a função de travagem regenerativa, para ser alcançada a máxima energia cinética.

É fornecido com a mais recente tecnologia em segurança ativa. Tem controlo de estabilidade. A integração da câmara e do sensor de radar frontal permite a deteção de mudança de faixa (LDWS), que alerta o motorista caso o veículo se desvie involuntariamente. Também incorpora a assistência à travagem de emergência (AEBS).

Finalmente, a suspensão do Irizar ir truck possui nivelamento automático, oferecendo recursos especiais para diferentes aplicações (ELC).

Graças à sua grande versatilidade, este camião foi projetado para diferentes usos industriais com uma vocação para mobilidade elétrica.

PALAVRAS-CHAVE