Ver todas

Back

Iveco Bus recebe troféu “Sustainable Bus of the Year 2019”

23 Outubro, 2019

O Iveco Crossway Natural Power acaba de arrebatar o troféu de “Sustainable Bus of the Year 2020” na categoria intercidades.

A cerimónia de entrega de prémios foi realizada no âmbito do “Busworld”, em Bruxelas (Bélgica). O autocarro Crossway Natural Power está equipado com o motor de última geração Iveco Cursor 9 NP, estando dotado de um design inteligente, ao integrar os tanques de gás comprimido no tejadilho. Esta característica exclusiva e patenteada optimiza o centro de gravidade do veículo, garantindo-lhe maior estabilidade na estrada e aumentando o conforto para o condutor e para os passageiros. O seu design torna-o lhe no mais baixo veículo do mercado em termos da altura total, podendo ser operado sem restrições específicas.

O modelo garante a mesma acessibilidade, capacidade de passageiros e espaço de bagagens da correspondente versão diesel. Com uma capacidade total de 1.260 litros (4 tanques de 315 litros cada), o veículo tem uma autonomia de 600 quilómetros, sendo compatível com abastecimentos rápidos ou mais lentos. O motor Cursor 9 NP gera uma potência 360 cv (ou 265 kW), os mesmos valores da equivalente proposta diesel. O espaçoso interior tem uma altura mínima de dois metros e possui prateleiras para bagagem de mão.

Disponível em variantes de 12 e 13 metros, nas versões LINE e POP, o Crossway NP é a nova alternativa para regiões, municípios e cidades que desejem soluções de transporte totalmente compatíveis com projetos de transição energética, sendo 100 por cento compatível com biometano, tornando-se, assim, num excelente aliado da luta com o carbono, representando uma redução até aos 95 por cento na produção de gases de efeito estufa.

Composto por 7 representantes de revistas europeias – Autobus (Itália), Mobilités Magazine (França), Busfahrt (Alemanha), OV-Magazine (Holanda), InfoBus (Polónia), Infotrucker (Roménia), Carril Bus (Espanha) – o painel de jurados do “Autocarro Sustentável do Ano” baseia-se nos princípios transversais de sustentabilidade, em específico na capacidade de estabelecer uma imagem positiva do veículo junto do público. São tidos em consideração diferentes aspectos, como a segurança, conforto, níveis de ruído, reciclabilidade dos componentes e o empenho geral no domínio da sustentabilidade do fabricante. O veredicto do júri também destaca a ampla gama de soluções alternativas disponíveis para o segmento intercidades.

PALAVRAS-CHAVE