Ver todas

Back

Iveco e Eni cooperam em iniciativas de mobilidade sustentável

6 Maio, 2022
896 Visualizações

A Eni e a Iveco estão a explorar uma possível cooperação em iniciativas de mobilidade sustentável no setor dos veículos comerciais na Europa e acelerar a descarbonização dos transportes.

A Eni e a Iveco pretendem definir uma plataforma integrada de mobilidade sustentável para frotas comerciais por oferecerem veículos inovadores movidos a biocombustíveis e vetores de energia sustentável – como biocombustível HVO (Óleo Vegetal Hidrogenado), biometano, hidrogénio e eletricidade – e as infraestruturas relacionadas.

As áreas de colaboração previstas pela LoI incluem a oferta da Eni de HVO 100% puro para os veículos pesados da Iveco equipados com motores apropriados para o efeito. Biocombustível HVO de elevada qualidade pode ser usado na sua forma pura em todos os motores diesel modernos. É um biocombustível de elevada qualidade derivado de matéria de origem vegetal e resíduos, produzido por meio da tecnologia Ecofining nas biorrefinarias Eni de Veneza e Gela. O HVO 100% puro permite reduções nas emissões de CO2 na ordem dos 60 a 90% (valor calculado ao longo do ciclo de vida) em comparação com a mistura padrão de combustíveis fósseis.

Além disso, a Eni e a Iveco – fabricante líder na Europa de veículos comerciais movidos a gás natural – também pretendem acelerar a disponibilidade no mercado de biometano, um combustível renovável produzido a partir de resíduos agro-industriais, o qual pode ser tanto comprimido (CNG) como liquefeito (LNG). Isto será possível por meio de parcerias na Itália e no estrangeiro.

A colaboração não exclusiva também inclui iniciativas no âmbito das baterias elétricas e de combustível a hidrogénio, bem como as infraestruturas relacionadas. A Iveco tem um plano de lançamento para novas baterias elétricas e de combustível a hidrogénio, enquanto que a Eni pretende instalar uma rede de pontos de carregamento. A Eni Live Station em San Giuliano, perto de Mestre (Veneza), é a primeira estação de carregamento de hidrogénio numa área urbana em Itália, à qual se seguirá uma segunda estação em San Donato Milanese.

PALAVRAS-CHAVE