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Iveco e Gruber Logistics colaboram em abastecimento de camiões a biometano

A Gruber Logistics e a Iveco acabam de criar uma parceria de sustentabilidade através dos camiões Iveco S-WAY alimentados a biometano.

O primeiro abastecimento dos veículos teve lugar durante a inauguração das instalações de biometano líquido na área de serviço Autoporto Sadobre. A colaboração entre a Gruber Logistics, a APS Fuel e a HAM, deu lugar ao primeiro corredor ecológico, de emissões zero, na Europa. O projeto utiliza biomassa avançada para a produção de combustível e fornece uma certificação completa da sua cadeia de abastecimento, desde a produção até à utilização.

O metano liquefeito é hoje uma realidade firme no campo dos combustíveis alternativos. As grandes vantagens do metano são a remoção de partículas e níveis de emissões substancialmente mais baixos, em comparação com os dos motores Diesel. Também é possível produzir gás natural liquefeito a partir de biomassa, de modo a que nenhuma emissão de CO2 seja libertada para a atmosfera. O bio-GNL está lentamente a ganhar dinamismo na Europa, mas ainda não existem soluções para garantir a total rastreabilidade da biomolécula. As estações de abastecimento de GNL não têm instalações dedicadas, pelo que misturam metano gerado a partir de combustíveis fósseis com biometano.

A APS Fuel (Autoporto Sadobre) criou uma infraestrutura de distribuição dedicada ao biocombustível, a fim de manter o combustível fóssil separado do biometano.

O envolvimento de empresas de produção, cujos objetivos principais incluem a redução das emissões de CO2, aumenta a relevância deste projeto. Empresas como a IVECO e a Electrolux uniram-se de imediato ao projeto, sendo esta última a primeira empresa a efetuar transportes recorrendo à nova solução biológica.

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