A Iveco anunciou, recentemente, a renovação da sua parceria com o Campeonato da Europa FIA de Camiões, assumindo-se como um parceiro empenhado e ativo na estrutura do campeonato e através da campanha #onetruckfamily, recentemente lançada pela FIA ETRC para abordar a questão da escassez de condutores, chamando a atenção e apelando à percepção pública desta profissão.
O anúncio foi feito em vésperas do início da temporada de 2019 do FIA ETRC, que arrancou com o evento Petronas Urania Grand Prix, em Misano, Itália, no passado mês maio.
A Iveco volta, assim, a participar no Campeonato da Europa FIA de Camiões como patrocinador técnico da Die Bullen von Iveco, formação que resulta de uma parceria entre o Team Hahn Racing e o Team Schwabentruck. Este último tem representado a marca nos últimos 10 anos, enquanto o Team Hahn – Campeão em 2016 – compete com um camião Stralis pelo terceiro ano consecutivo.
A marca italiana apoia a equipa através dos camiões de competição Stralis 440 E 56 XP-R de 5,3 toneladas, animado por um motor Iveco Cursor 13, com uma impressionante potência de 1180 CV. Estes veículos estão especificamente projetados e equipados para alcançar 160 km/h, a velocidade máxima permitida pelos regulamentos.
Nesta sua segunda campanha com a equipa, a piloto alemã Steffi Halm assume a liderança do Team Schwabentruck. Única mulher a competir no campeonato, espera melhorar a 6ª posição obtida em 2018 e satisfazer o seu objectivo de dominar o campeonato aos comandos do seu Stralis. Já o Team Hahn é representado por Jochen Hahn, dominador da edição de 2018 ao volante de seu Iveco Stralis, ele que venceu 12 das 32 corridas do ano (nota: disputam-se 4 corridas por evento), encerrando o campeonato com 121 pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
A Iveco está ainda representada no Europeu FIA de Camiões 2019 por mais duas equipas: a Reinert Racing, que garantiu um 2º lugar na classificação do ETRC 2018, e a Don’t Touch Racing, participante no campeonato pelo segundo ano consecutivo.
Assim, a Iveco estará em pista em todos os 8 circuitos do campeonato, sendo uma presença constante nos paddocks, através de exposições de veículos, fan shops e recintos próprios para acolhimento do público e convidados.