A Iveco acaba de ampliar a sua oferta de serviços digitais focados no condutor com o novo pacote “Safe Driving” integrado no Iveco S-WAY e na mais recente gama Daily.
Este serviço pioneiro foi projetado para ajudar os clientes a tornarem-se condutores mais seguros. O sistema “on board” mede um conjunto de KPIs (Key Performance Indicators) e gera um conjunto de relatórios regulares, de modo a ajudar os condutores a adquirir um estilo de condução mais seguro e os gestores de frota a promover uma cultura de condução segura em toda a sua frota.
A “Safe Driving” aborda a questão do erro humano, o principal contribuinte para acidentes de trânsito, aumentando a conscientização dos condutores para com os riscos. Tal permitirá reduzir o risco de acidentes, associando o benefício de uma menor incidência de lesões no condutor e passageiros e de danos aos bens que são transportados ou ao próprio veículo, bem como uma maior segurança rodoviária. Integrada nos modelos Iveco S-WAY e na atual gama Daily equipados com a Connectivity Box, as funcionalidades do pacote “Safe Driving” são facilmente acedidos através do portal Iveco ON.
Os Relatórios de “Safe Driving” gerais fornecem uma visão geral dos KPIs medidos para a totalidade da frota, dividindo-se em três categorias:
– Dinâmica, abrangendo os indicadores sobre manobras de direção ou aceleração mais severas, controlo de estabilidade e uso do travão de mão durante a condução;
– Risco de Colisão, em que se analisam os comportamentos que indicam um possível risco de acidente, como travagens de emergência ou manutenção de uma distância não ideal para com o veículo à frente; e
– Conformidade com as regras em vigor, como os limites de velocidade, as horas de condução ou o peso máximo permitido do veículo. O gestor da frota pode analisar as tendências da sua frota e identificar as áreas onde os condutores podem melhorar o seu estilo de condução, para, com isso, aumentar os seus níveis de segurança nas estradas.
O Iveco S-WAY também disponibiliza o serviço “Professional Safe Driving Report and Advising”, que aprofunda o comportamento individual do condutor, analisando o seu desempenho individual em cada KPI, gerando um plano de ação com sugestões de melhoria. Através desse relatório, o condutor e o gestor da frota são também capazes de acompanhar as melhorias alcançadas, seguindo as orientações fornecidas pelo serviço de “Safe Driving”.