Ver todas

Back

Japanparts Group comemora 30 anos de atividade

6 Julho, 2018

O Japanparts Group está a comemorar 30 anos de atividade com os seus clientes, uma meta importante para a empresa, que ao longo destes anos cresceu de forma exponencial em Itália e no estrangeiro.

Nascido como empresa familiar em 1988, é especializado em peças para veículos asiáticos, europeus e americanos com as marcas Japanparts, Ashika e Japko. Atualmente, são cerca de 30 mil as referências codificadas para cada uma das três marcas.

A gama dos produtos distribuída pela Japanparts inclui 140 famílias diferentes de artigos que abrangem todos os tipos de peças, do motor aos travões, das embraiagens às peças elétricas e às suspensões, excluindo apenas peças de carroçaria. O constante crescimento do mercado automóvel produzido nos mercados do Extremo Oriente levou em pouco tempo a empresa a posicionar-se nos primeiros lugares do setor automóvel de peças.

Recentemente, o Japanparts Group concluiu uma importante otimização da projeção da empresa: investiu na ampliação do armazém da sede para atingir um total de 53.000 m2 de superfície de armazenamento, que permitirá consolidar a própria presença e ampliar a gama europeia, assegurando a velocidade e a garantia das entregas e aumentando a cobertura do stock que neste momento já cobre cerca de 6 meses de vendas. A inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2019. Um plano estratégico ambicioso que pretende reforçar a especialização em peças para veículos asiáticos e americanos, implementando também as aplicações para veículos europeus, de forma a tornar-se ponto de referência global.

A importante introdução no catálogo dos amortecedores, que em muito pouco tempo se tornaram no produto de ponta que cobre o parque circulante asiático e europeu, produziu resultados bem acima das expectativas.

Para as bombas de água, a empresa já ampliou este ano o catálogo da gama europeia. No próximo ano está prevista a ampliação da gama europeia para as pastilhas, discos, tambores e pinças. E não só, o Grupo aumenta as suas competências alargando o campo de atividade, inserindo uma gama de novas tecnologias como os sensores ABS e as válvulas EGR para um fornecimento completo a 360°.

O ponto de força da empresa é a capacidade de antecipar as exigências e funcionar num contexto global.  Foi uma das primeiras a investir no catálogo profissional de livre acesso online oferecido pela Tec Doc, com a qual colabora constantemente, garantindo uma posição privilegiada na atualização dos seus dados dentro desta plataforma.  O catálogo online presente nos sites, graças a uma grande quantidade de fotografias, medidas e dados técnicos, simplifica a pesquisa e acelera a identificação da peça correta, fazendo assim poupar tempo precioso aos operadores.  Recentemente, à pesquisa por veículo juntou-se a pesquisa por chassis e por matrícula.  Estes sistemas integram a possibilidade para os distribuidores de verificar a disponibilidade de cada artigo em tempo real e proceder às encomendas diretamente a partir da sua área reservada. Esta operação contribuiu significativamente para o aumento da faturação, atingindo quase 70% da faturação global.

E a mais recente atualização é relativa ao investimento em materiais e tecnologias para a integração do catálogo online, com fotos tridimensionais dos produtos e imagens panorâmicas a 360°, que permitem evidenciar a peça de modo a fazer uma escolha correta.

Alessandro Piazza, General Manager do Japanparts Group, responde assim a quem pergunta qual o motivo da dinâmica e do crescimento da empresa:  “A força da Japanparts é desde sempre a flexibilidade, a rapidez de readaptação num mercado mundial dinâmico e rápido, o stock cada vez mais importante, os custos reduzidos e um fornecimento completo.  Melhorar estas qualidades é o objetivo principal que nos colocamos para o futuro”.

PALAVRAS-CHAVE