Em entrevista, Alessandro Piazza, General Manager do Grupo Japanparts, justifica o rápido crescimento e dinâmica da empresa, especialista em peças para o aftermarket.
Como surgiu a Japanparts e qual o caminho percorrido até agora?
A Japanparts foi criada em 1988 para o mercado automóvel italiano, com peças para veículos asiáticos e europeus. Depois do sucesso da primeira década, surgiu a Ashika, a segunda linha de produto, criada para ampliar as possibilidades de distribuição para o aftermarket, seguida pela Japko, que veio reforçar o caminho da empresa na internacionalização, com a abertura a novos mercados e o aumento das instalações da empresa.
Em 2007 foi inaugurado o novo centro logístico em Verona, tornando-se na maior conquista da Japanparts em entregas rápidas. Atualmente, o grupo está presente em 70 países, com 30 mil referências para cada uma das três marcas.
Que produtos são mais pedidos pelos clientes? Houve alguma evolução de um tipo de produto para outro?
Os travões eram os produtos mais populares do Grupo Japanparts, mas nos últimos anos a empresa investiu significativamente no desenvolvimento de amortecedores, que se tornaram num produto de grande consumo muito rapidamente.
Qual é a maior novidade que a empresa apresentou neste último ano?
Os amortecedores. Por esta razão, este ano a empresa expandiu-se, adicionando um armazém de 13 mil metros quadrados dedicado exclusivamente a amortecedores. Além disso, atualmente existem 1600 números de peças disponíveis no armazém de Verona, o que nos permite entregas rápidas em todos os países onde o grupo está representado. A implementação contínua destes itens é prioridade do Departamento de Marketing de Produto, com a constante introdução de novas referências. Nos últimos dois meses, a empresa adicionou 300 novos códigos, aumentando a cobertura dos veículos europeus para 95%.
A gama inclui produtos para veículos de marcas asiáticas e também modelos europeus e americanos: do Grupo VAG ao Grupo FCA, o Grupo Renault, PSA, BMW, GM, Mercedes, Subaru, Toyota e Volvo. Os mais recentes são Cadillac, Hummer, Land Rover, Smart, Piaggio e DR.
O mercado português é uma aposta segura para o Grupo Japanparts. Quando entrará no mercado com a sua própria representação?
Continuamos a ter uma estratégia de distribuição transparente, com um crescimento que aumenta continuamente a nossa quota de mercado e que ajuda os nossos parceiros a expandir o seu negócio. O pilar da nossa estratégia é a contínua expansão e melhoria do nosso modelo de negócio, que tem sido um sucesso.
Mantemo-nos no que melhor sabemos fazer, mas de forma cada vez mais eficiente. Conseguimos isto ao crescer nos mercados, através da expansão do negócio dos nossos clientes, com histórias de sucesso e com o desenvolvimento de novos negócios. Fortalecemo-nos continuamente e expandimos a nossa gama de produtos e serviços. Para garantir o sucesso a longo prazo dos nossos parceiros, oferecemos constantemente soluções que lhes acrescentam valor e vantagem competitiva.
Quais são as perspetivas de crescimento na Europa, e particularmente em Portugal?
Entre 2014 e 2016, o Grupo Japanparts registou um crescimento de dois dígitos no volume de negócios e confirmou a tendência positiva dos anos anteriores, que o posiciona num dos primeiros lugares no aftermarket, com uma evasão de encomendas que ultrapassa 70% de crescimento nos últimos cinco anos. Ainda temos espaço no mercado europeu para continuar este crescimento. Em Portugal, houve um aumento de 33% em relação ao ano anterior.
O aparecimento de novos players no mercado é motivo de preocupação? A Japanparts está pronta para a concorrência?
Estamos a alterar a nossa estratégia para sermos sempre uma empresa interessante, mesmo que haja mudanças no mercado.
A força da Japanparts é a flexibilidade, a rapidez de readaptação num mercado dinâmico, a disponibilidade de stock e a redução de custos. Melhorar estas qualidades é o objetivo principal para o futuro. Temos habilidade, know-how e motivação para ter sucesso nos desafios mais difíceis.
Quais são os projetos futuros da Japanparts?
Em 2018, para consolidar a estrutura da empresa, esperamos inaugurar a nova área do centro logístico: 53.000 m2 de área de armazenamento. Estamos a ampliar a nossa gama para atender às necessidades dos clientes europeus nos setores alvo.
Quais os fatores diferenciadores Japanparts?
>> Entrega rápida (24/48 horas)
>> Qualidade e desempenho
>> Soluções tecnicamente avançadas
>> Conformidade com a especificação OEM
>> Preços competitivos
>> Gestão de todos os fluxos logísticos no armazém digital
>> 140 grupos de produtos para todos os tipos de peças
>> Capacidade, prontidão e habilidade para atender todos os pedidos