Ver todas

Back

JCForce: Especialista em reconstrução

16 Janeiro, 2024

A JCForce é uma empresa que há mais de 10 anos se dedica à economia circular, através da reparação e reconstrução de componentes de fricção. Porém, outras oportunidades foram surgindo no mercado.

Não foi propriamente a questão ambiental que motivou que João Carreira fundasse há mais de 10 anos a JCForce, embora a sua atividade seja mais atual que nunca fruto das questões ambientais relacionados com a economia circular no setor do aftermarket.

A empresa, com sede e instalações em Turquel, na zona centro de Portugal, especializou-se no recondicionamento de embraiagens e travões (e outros materiais de fricção, por exemplo para gruas, máquinas industriais, etc). “O nosso forte é tudo o que tenha a ver com recondicionamento de componentes que tenham fricção na área automóvel, desde o veículo ligeiro ao veículo pesado, incluindo também tratores agrícolas e outros veículos”, explica João Carreira, gerente da JCForce.

Um dos propósitos da empresa, desde a sua fundação, passava por ter uma resposta dentro daquilo que se chama atualmente de economia circular, mas para este responsável “o que sentimos é que existia mesmo uma forte necessidade das oficinas em ter acesso a determinado material que já quase não se encontra no mercado, em que a necessidade de recondicionamento se tornou praticamente como a única opção”.

A verdade é que o serviço da JCForce foi crescendo e tornando-se cada vez mais profissional, ao ponto de o recondicionamento de componentes de fricção não ser apenas feito para peças já não existentes, mas sim para outros tipos de peças para veículos mais recentes.

“Normalmente a nossa matéria-prima é aquela que os clientes nos trazem para nós recondicionarmos. Temos pouco stock de material recondicionado”, diz João Carreira explicando que sempre que não existe a possibilidade técnica de recondicionar o componente que o cliente pretende, então a solução passa por fornecer peças novas aftermarket. “Damos sempre solução ao cliente em termos de kits de embraiagem, discos, calços e pastilhas de travão. Se não for recondicionado é novo”.

Através de um fornecedor, fabricante de forras para embraiagem e outros componentes para recondicionamento, a JCForce acaba sempre por ter uma oferta alargada em termos de soluções para os seus clientes, dispondo ainda de outras marcas novas de embraiagens mais comuns e reconhecidas no mercado. O foco da JCForce são os serviços para o segmento de veículos ligeiros, mas João Carreira diz que a empresa tem também muito clientes na área dos veículos pesados. “Trabalhamos muito o recondicionamento de calços, sendo que o nosso cliente alvo são as oficinas. Trabalhamos muito pouco com o cliente final a não ser que também as empresas de transporte tenham oficinas”, refere João Carreira. Também na área de pesados é feito o recondicionamento das embraiagens, incluindo para as máquinas agrícolas e outras máquinas pesadas, sendo que todo o material é sujeito a testes antes de ser entregue aos clientes.

AMBIENTE E CUSTO
Apostando no recondicionamento de embraiagens e travões, o responsável da JCForce, João Carreira, diz que a grande maioria dos clientes opta por esta solução para além da qualidade, por uma questão de custos. “A maior parte das vezes o serviço de recondicionamento de um componente é a solução mais económica, por vezes, bastante mais económica”, garante João Carreira, que diz que “um cliente que tenha uma embraiagem gasta, nós retificamos o prato e colocamos as forras no disco, colocamos mais um rolamento novo, e o cliente paga muito menos de metade face a um componente novo”. Se não fosse os custos, diz João Carreira, “nenhum cliente pedia para recondicionar”, assumindo que “para já a questão ambiental não se coloca, mas obviamente que estarmos a recondicionar um componente e estamos a evitar que certos componentes sigam para o lixo. Acredito que as futuras gerações irão ter maior sensibilidade para a questão ambiental”.

PERFORMANCE EM CRESCIMENTO
Um segmento de mercado que tem vindo a ganhar relevo na atividade da JCForce é o da performance e da competição automóvel. São cada vez mais os clientes que procuram na JCForce soluções muito específicas para as suas necessidades, naquele que pode ser ainda um nicho de mercado mas de elevado valor acrescentado para a empresa, não só pelo desafio técnico, mas também pelo ganho de notoriedade que está já a trazer à empresa. “Fabricamos discos de embraiagens novas. Desenvolvemos aqui algumas peças, que depois mandamos para serem produzidas noutras empresas. Trata-se de um nicho muito interessante”, diz João Carreira, que diz que atualmente a JCForce já tem muitas correntes na competição nas mais diferentes modalidades (Drift, Todo-o-terreno, Ralis, Trial TT, etc.), alguns campeões em Portugal e no estrangeiro.

“Estamos a pensar em adquirir um novo equipamento de teste para garantir ainda mais qualidade no nosso serviço”, revela João Carreira. Refira-se que a maioria dos clientes da JCForce, ao nível do recondicionamento dos componentes de embraiagem e travão, estão sobretudo na região centro, embora a empresa tenha uma presença nacional e até internacional, sobretudo ao nível da performance e da competição.

JCFORCE
Turquel
João Carreira
969851115
joao@jcforce.pt
www.jcforce.pt

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 92, de maio de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE