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Juan Ignacio Egea Moreno, Yuasa Battery Iberia: “Portugal é um mercado estratégico para o crescimento da nossa presença na Península Ibérica”

A Yuasa é um dos maiores fabricantes mundiais de baterias de alta qualidade, dedicando-se também a um forte apoio pós-venda aos seus clientes.

Reconhecida marca de baterias para veículos ligeiros e pesados, a Yuasa tem como estratégia aumentar a sua presença em Portugal, continuando a apostar no apoio técnico e comercial aos seus distribuidores e clientes. Assim o indica Juan Ignacio Egea Moreno, Managing Director na GS Yuasa Battery Iberia, em entrevista à REVISTA PÓS-VENDA.

Como define atualmente a marca GS Yuasa?
O grupo GS Yuasa Corporation foi formado há mais de 100 anos, a partir de duas grandes empresas, Japan Storage Battery e Yuasa Storage Battery. A GS Yuasa Battery Iberia foi fundada há 20 em Espanha e em Portugal. A sua atividade tem sido marcada por uma contínua sucessão de inovações. Os principais desafios que tivemos que enfrentar foram: ocupar um lugar na distribuição e nos novos mercados e formar uma grande equipa de profissionais que trabalham unidos e com os mesmos objetivos, e acredito que conseguimos ter sucesso em ambos.

Quais as principais linhas de produto da GS Yuasa?
Os principais produtos e tecnologias da GS Yuasa podem ser encontrados nos setores industrial e dos transportes. Dentro dos transportes, podemos falar de diferentes aplicações de armazenamento de energia, tração e arranque, sendo utilizadas em motos, automóveis, veículos industriais, comboios, navios, etc.

De que forma garante a GS Yuasa a qualidade das suas baterias?
Uma bateria GS Yuasa usa o sistema de gestão da qualidade ISO 9001 para garantir um desempenho consistente e um serviço fiável no fornecimento de baterias para o setor automóvel, de motos e industrial. Os clientes podem estar confiantes de que temos as ferramentas necessárias para garantir a sua satisfação em termos de produtos, fornecimento e serviços.

Qual o papel das redes sociais na comunicação da empresa com os seus clientes?
Temos desenvolvido bastante a nossa presença nas redes sociais: o LinkedIn, Facebook e Instagram. Acreditamos que é essencial sabermos adaptar-nos às novas tecnologias, pois é uma forma de nos aproximarmos dos clientes e beneficiarmos em imagem de marca, fazendo com que os clientes finais reconheçam a marca, confiem e decidam acreditar nela, em detrimento das restantes.

Que apoio disponibilizam aos distribuidores e às oficinas?
A GS Yuasa iberia oferece formação a todos os seus distribuidores, tanto presencial como online, para as suas equipas internas e também para clientes e oficinas. Existem diferentes cursos de formação técnica, técnico-comercial e 100% comercial. Temos a plataforma fit.yuasa, onde os nossos principais clientes podem ter acesso a todas as informações necessárias para trabalharem com o produto, a sua aplicação correta, os procedimentos indicados pelo fabricante do veículo, etc. Além disso, disponibilizamos também um programa de fidelização em oficina denominado Programa Kyoto, no qual trabalhamos muito mais estreitamente com as oficinas, fornecendo apoio técnico e comercial e que inclui relatórios técnicos, melhoria da imagem da oficina e promoções exclusivas.

De que forma as oficinas podem rentabilizar o negócio de venda e manutenção de baterias?
A bateria é um produto que geralmente é esquecido na oficina, até ao momento em que surge um problema. É necessário trabalhar com um produto de excelente qualidade, que garanta ao cliente final uma maior fiabilidade. Recomendamos, no processo de receção ativa do veículo, uma inspeção periódica, para informar o cliente sobre o estado da bateria. Este procedimento pode gerar negócio adicional, no caso de a bateria já estar deteriorada, ou gerar um serviço de carregamento da bateria, que é o principal serviço de manutenção necessário, especialmente em veículos com sistemas start&stop.

Qual a importância do mercado Português para a Yuasa?
No mercado Português já temos presença nos veículos ligeiros, pesados, motos e setor industrial, e pretendemos fortalecer e desenvolver a nossa presença, por forma a tornarmo-nos líderes de mercado. No seguimento do objetivo de aumentarmos a nossa participação no mercado, a nossa equipa conta agora com José Manuel Pereira como Area Sales Manager, para apoiar a nossa atual distribuição e desenvolver novas oportunidades no setor. O mercado está em constante evolução e é muito dinâmico, há uma procura por mais rentabilidade e o foco em marcas premium e de alta qualidade é uma realidade, criando novas oportunidades de negócio. A distribuição é muito organizada, e o mercado é maduro e muito competitivo. Portugal é um mercado estratégico para o crescimento da nossa presença na Península Ibérica.

Qual a estratégia da GS Yuasa a curto prazo para Portugal?
Estamos a apoiar a nossa distribuição com suporte dedicado, criando ferramentas para que o distribuidor possa trazer valor acrescentado aos seus clientes, com a ajuda dos catálogos, website em Português, plano de comunicação e marketing, plano de formação e apoio técnico. É uma aposta séria no mercado e pretendemos potenciar todas as ferramentas que temos disponíveis. Vamos apresentar o Programa Kyoto, dedicado a oficinas especializadas no tratamento de baterias, juntamente com um bónus anual e, em breve, lançaremos mais duas marcas do Grupo GS Yuasa: a GS Battery, uma marca Premium, e a Tech Energy, uma marca privada para o mercado ibérico. Na marca Yuasa, abrimos a distribuição a um novo player, a Auto Delta. A GS Yuasa é parceira no desenvolvimento da tecnologia de baterias com fabricantes de veículos e teremos constantemente informações sobre novos produtos e serviços.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 81 de junho de 2022. Consulte aqui a edição.

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