Ver todas

Back

Knorr-Bremse e Continental desenvolvem projeto de Platooning

A Knorr-Bremse e a Continental deram mais um passo na sua parceria de desenvolvimento para a condução de veículos pesados automatizada: o platooning. As empresas uniram forças para desenvolver o Platooning Demonstrator, baseado num pelotão de três camiões de diferentes marcas.

Os dois parceiros pretendem demonstrar, com o Platooning Demonstrator, que funções de condução podem desenvolver, em conjunto com os fabricantes de veículos, para a condução automatizada. Já está a ser dada uma atenção especial ao processo de transferência de controlo do condutor para o veículo. Um elemento chave são as instruções claras sobre o que fazer, que o condutor recebe através do interface homem/máquina especialmente projetada, para permitir que o condutor controle o status do sistema a todo o momento. A transferência do controlo de condução é iniciada a pedido, premindo um botão, assim que o veículo da frente estiver a menos de 50 metros de distância. A função de travagem de emergência garante a segurança: ao iniciar a travagem simultânea de todos os veículos.

“Com o Platooning Demonstrator alcançámos o primeiro marco do nosso trabalho conjunto. O foco agora é trocar ideias com os fabricantes de veículos para o contínuo desenvolvimento da solução, em linha com as estratégias de produto dos clientes”, afirmou Gilles Mabire, chefe da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental. “A direção automatizada é um desenvolvimento evolutivo. A nossa experiência como fornecedor líder de produtos de assistência ao condutor para veículos pesados é uma base importante. O progresso continua nas tecnologias relevantes e a nossa compreensão do mercado está a melhorar. Isto está a mudar as condições para a condução automatizada e a velocidade na qual as funções de direção automatizadas são introduzidas. A flexibilidade e abertura quando se trata de requisitos do cliente e rotas de implementação são a chave para o nosso sucesso. É por isso que estamos interessados em ter uma comunicação próxima com os nossos clientes”, afirmou.

PALAVRAS-CHAVE