Ver todas

Back

Knorr-Bremse e WESP-Group colaboram em serviços digitais para pesados

A Knorr-Bremse Systeme e a empresa neerlandesa WAGH B.V., que integra o WESP-Group, anunciaram a criação da empresa conjunta WESP CV, aprofundando uma parceria já existente, numa joint venture que erá como objetivo impulsionar o desenvolvimento de serviços digitais para a indústria de veículos pesados.

A parceria terá especial foco  na análise comparativa de indicadores de desempenho de oficinas com base em dados, visando o aumento da eficiência operacional das empresas participantes. A Knorr-Bremse deterá 51% do capital social, enquanto a WAGH B.V. ficará com os restantes 49%.

De acordo com Alexander Wagner, vice-presidente global de Aftermarket e TruckServices da Knorr-Bremse para veículos pesados, “a fundação da WESP CV representa o próximo marco rumo a um ecossistema de pós-venda de veículos pesados holístico e eficiente”, sublinhando que a nova estrutura combina a experiência da WESP em serviços digitais para oficinas com o conhecimento de mercado da Knorr-Bremse.

O responsável acrescentou que a ambição passa por apoiar as oficinas através de serviços de consultoria baseados em dados, permitindo identificar potenciais de eficiência operacional, apoiar decisões fundamentadas e explorar oportunidades de negócio ou de melhoria até agora não aproveitadas. De acordo com Wagner, esta base de dados abrangente poderá também beneficiar outros intervenientes do mercado e parceiros da indústria, ao proporcionar maior transparência sobre o potencial de mercado e dados de desempenho de produtos.

Por sua vez, Bas Wintjes, diretor-geral da WAGH B.V., afirmou que nos últimos meses as ferramentas do grupo foram alinhadas de forma consistente com os principais indicadores-chave de desempenho dos mercados de camiões, reboques e autocarros, concluindo que “os princípios fundamentais mantêm-se, uma vez que a comparação com outros permite às oficinas alcançar melhorias direcionadas”. Wintjes destacou ainda que, num contexto de crescente dificuldade em recrutar mão de obra qualificada, é essencial garantir que os colaboradores das oficinas trabalham de forma eficiente, apontando as soluções de manutenção preditiva baseadas em dados como um elemento central no futuro do setor.

O responsável salientou também o valor da colaboração entre fabricantes, distribuidores e oficinas, e defendeu que um ecossistema de dados sólido oferece a todos os intervenientes a possibilidade de melhorar de forma mensurável o seu desempenho, considerando a parceria com a Knorr-Bremse um passo importante para a internacionalização do WESP-Group.

PALAVRAS-CHAVE