A Lusilectra integra, através do seu laboratório diesel, o restrito leque de laboratórios Denso a nível europeu, para a reparação de injetores common rail desta reconhecida marca nipónica.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
Em 2013 a Lusilectra viu ser aprovado, por parte da Denso, o seu laboratório diesel situado nas instalações na empresa no Porto. É, neste momento, o único laboratório diesel que faz a reparação dos injetores common rail da marca Denso em Portugal. Desta forma, todos os agentes Denso diesel são nomeados pela Lusilectra, como reforça João Batista, dizendo que “é a nossa empresa que representa e distribuiu o produto Denso diesel em Portugal. Somos a marca Denso em Portugal para tudo o que tenha a ver com o diesel”.
Dentro do laboratório Denso a Lusilectra dispõe de toda a tecnologia necessária para efetuar os serviços o ciais de reparação. A empresa investiu em todos os equipamentos que a Denso preconiza para a reparação diesel, nomeadamente em tudo o que tenha a ver com bombas injetoras mecânicas, eletrónicas ou de alta pressão common rail. A empresa tem ainda capacidade para reparar injetores mecânicos, de dois estágios ou common rail. “No fundo, a Lusilectra está apta a reparar tudo o que tenha a ver com o diesel na marca Denso”, refere João Batista.
REDE DE AGENTES
Nesta área diesel, ao nível da marca Denso, a Lusilectra possui uma rede de agentes a nível nacional. Os agentes Premium são aqueles que reparam todo o tipo de bombas injetoras, estando nesta situação a Leiridiesel, existindo depois uma série de outros agentes, igualmente muito especializados, que reparam quase todas as bombas injetoras, exceptuando a bomba de alta pressão HP0. Estão neste caso a Fafediesel, Marcodiesel, Servidiesel e Centraldiesel. A rede é ainda constituída por outros agentes, que estão mais vocacionados para a área eletrónica e diagnóstico.
“A rede está estruturada, com diversos agentes, que são nomeados por nós e com as ferramentas que a Denso preconiza”, explica João Batista, dizendo que “atualmente, quem quiser ser agente diesel da Denso é quase impossível, pois exige uma capacidade de investimento enorme, do qual dificilmente conseguirá retirar retorno”.
Porém, no caso da Lusilectra, no laboratório diesel Denso, os investimentos foram avultados em tecnologia, mas a relação entre as empresas remonta há 32 anos, do tempo da NipponDenso (mais tarde Denso), tendo sido feito um investimento progressivo ao longo de todos estes anos para a reparação de bombas mecânicas, bombas eletrónicas (anos 90) e “sempre que existe uma nova bomba injetora, a Lusilectra foi sempre investindo para dar resposta a todo o tipo de reparação no diesel”, revela o mesmo responsável da empresa. Com os mais recentes injetores common rail foi dado um avanço ainda maior no laboratório diesel Denso, que obrigou, por exemplo, a uma sala completamente limpa, pressurizada e com atmosfera controlada. “O processo de certificação deste laboratório por parte da Denso, para a reparação de injetores common rail, demorou quase um ano, que obrigou a padrões de qualidade muito exigentes, com um controlo de qualidade muito rigoroso, à semelhança da própria marca”, explica João Batista, revelando que “a Denso obriga a reparar injetores com a mesma qualidade de primeira equipamento”.
Este laboratório Denso foi também desenvolvido para proporcionar formação e fornecer serviço às oficinas que sejam do próprio grupo (do qual a Lusilectra faz parte), e que “nos permite ainda prestar todo o apoio técnico e de diagnóstico à rede de distribuidores, até porque o negócio Denso tem vindo a crescer bastante, sendo necessário todo este apoio”, afirma o gestor de produto da Lusilectra.
PEÇAS AFTERMARKET
A Lusilectra é fornecedor de peças Denso para o mercado de aftermarket, quer sejam unidades completas quer sejam peças para reparação (exceptuando as peças para reparação de injetores common rail).
“A Lusilectra tem a área comercial que vende injetores, bombas injetoras e peças para reparar estes componentes, que comercializamos aos nossos agentes. Quer a Lusliectra quer os nossos agentes têm bombas injetoras em stock, que vamos recondicionando, com preços inferiores ao de uma reparação, o que nos permite servir os clientes de uma forma mais rápida”, explica João Batista.
Todos os componentes reparados são comercializados em caixa Denso, exatamente da mesma forma como se fosse uma peça nova, com excelentes condições de acondicionamento.
Não existe reparação para todas as referências de injetores Denso. Mesmo assim, são 34 as referências que podem ser reparáveis, sendo que ainda este ano mais 18 referências serão adicionadas. Outra novidade é que o topo do injetor Denso vai passar a ser também reparável, o que irá permitir que mais injetores possam ser intervencionados, mesmo de gerações anteriores (Step 1 e Step 0).
“O nível de exigência permite que a qualidade da reparação seja enorme. Vamos continuar a investir em novos equipamentos e novas ferramentas para conseguirmos aumentar o índice de reparação de injetores”, afirma o responsável da Lusilectra.
Refira-se que todo o processo de gestão de garantia Denso é feito pela Lusilectra, que trabalha também diretamente com as principais marcas de automóveis a operar em Portugal, isto é, “tanto damos garantia a produto de primeiro equipamento como a produto aftermarket”, conclui João Bastita.
CONTACTOS
LUSILECTRA
João Batista
226 198 750
jm.baptista@lusilectra.pt
www.lusilectra.pt
- Clique aqui para descarregar o artigo em PDF –> [download id=”9632″ template=”Laboratório Denso / Lusilectra”]
Leia todas as edições PÓS-VENDA neste link.