Ver todas

Back

Leaseplan com novos donos

29 Março, 2016

A LeasePlan, líder mundial em gestão de frotas e soluções de mobilidade, anunciou hoje que um consórcio de investidores de longo prazo concluiu a aquisição da LeasePlan à Global Mobility Holding B.V. (uma joint venture da Volkswagen Aktiengesellschaft e da Fleet Investments B.V.).

O novo acionista que detém 100% do capital da LeasePlan é o LP Group B.V., que representa um consórcio composto por um grupo de investidores de longo prazo e inclui um dos principais fundos de pensões holandês, PGGM, o maior fundo de pensões da Dinamarca, ATP, GIC, Luxinva S.A., subsidiária totalmente detida pela Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (ADIA) e pelo fundo de investimento TDR Capital LLP.

Para Vahid Daemi, CEO e Presidente do Conselho de Administração da LeasePlan: “Este dia marca o início de uma nova era para a LeasePlan. Os novos acionistas apoiam totalmente as nossas ambições de crescimento e a estratégia de longo prazo de oferta de soluções de mobilidade inovadoras e de elevada qualidade para os nossos clientes em todo o mundo. Demostramos o nosso potencial enquanto organização ao aproveitar as oportunidades de crescimento numa indústria em constante mudança e passámos agora a gerir uma frota de 1,55 milhões de veículos em todo o mundo. Com os novos acionistas, temos as melhores expectativas de continuar a criar valor para os nossos clientes”.

Para Manjit Dale, sócio fundador da TDR Capital LLP, em nome do LP Grupo B.V., “É com enorme entusiasmo que completamos a aquisição da líder de mercado em gestão de frota e soluções de mobilidade. Acreditamos firmemente no futuro da LeasePlan, uma empresa com uma carteira incomparável de soluções líderes de mercado, clientes fidelizados, uma equipa altamente dedicada e uma estratégia sólida para o futuro, sob uma gestão altamente experiente. Esperamos continuar a apoiar a administração no seu objetivo de crescimento do negócio”.

A aquisição, com um valor total de 3.7 mil milhões de euros, foi financiada com um investimento de capital de cerca de metade do preço total da compra, um título de dívida obrigatoriamente conversível de 480 milhões de euros e a oferta de 16 de março de 2016 de títulos prioritários garantidos compostos por títulos prioritários em euros a vencimento em 2021 e títulos prioritários em dólares americanos a vencimento também em 2021 no montante total de aproximadamente 1.6 mil milhões de euros. A dívida emitida pelos investidores não foi contraída pela LeasePlan e a empresa não será responsável pelo seu pagamento. De agora em diante, o LP Grupo B. V. irá manter a estratégia de financiamento diversificada da LeasePlan, apoiada na sua notação de investimento.

Mais informações em www.leaseplan.pt

PALAVRAS-CHAVE