A Leirifiltros distribui uma gama abrangente de filtros para todas as necessidades das empresas de transportes, oficinas de máquinas agrícolas e de veículos ligeiros.
Especialista em soluções de filtragem, a Leirifiltros surgiu há quase dois anos, pela mão de Cândido Silva, depois de sair da Eurofiltros. Entre Santarém e Coimbra, a Leirifiltros distribui, a partir do seu armazém na Barreira, na zona de Leiria, marcas de referência em filtros para veículos ligeiros, pesados e máquinas agrícolas, onde se destacam as marcas Donaldson e Mann-Filter. “A maior parte do nosso negócio é feita principalmente a empresas de transportes e oficinas. A Donaldson, com 100 anos no mercado de filtração, é a principal marca que comercializamos. Somos também importadores e distribuidores de produtos Mann-Filter, porque, além da qualidade reconhecida, é uma marca muito vocacionada para camiões e para veículos ligeiros. Além disso, a Mann-Filter está a crescer também na componente de maquinaria”, indica Cândido Silva, sócio-gerente da empresa. “Com estas duas marcas conseguimos dar resposta a quase tudo o que os nossos clientes precisam. Somos distribuidores também das duas marcas de origem suíça Hifi Filter e SF Filter, quando a Donaldson e a Mann-Filter não possuem determinado produto. Ou seja, estas duas marcas completam a gama que temos das duas principais marcas. Por exemplo, são um complemento no que a Donaldson não tem ao nível de maquinaria, nos filtros para máquinas asiáticas. Trabalhamos também com a AMC filter, marca japonesa, e que pertence ao grupo Kavo, pois a marca é especialista em filtros para viaturas ligeiras asiáticas, e é outra forma de complementarmos a nossa oferta”. Cerca de 80% da faturação da Leirifiltros provém da venda de filtros para ligeiros, camiões, máquinas agrícolas ou geradores. “Trabalhamos também a parte industrial, com filtros para cabines de pintura, por exemplo. Além disso, comercializamos também outros produtos, tais como ferramentas Jonnesway, baterias Tudor e lubrificantes ENI”.
DIFERENCIAÇÃO
Cândido Silva explica que a Leirifiltros se diferencia dos restantes operadores do mercado através dos anos de experiência que possui. “Trabalho há mais de 30 anos com filtros. Portanto, a diferenciação vem da confiança que muitos dos clientes têm em mim e nos meus conhecimentos, assim como das marcas que representamos, pois a Donaldson e a Mann-Filter são marcas fiáveis, que equipam veículos na origem, e este é um argumento muito valioso para que os clientes tenham mais confiança, embora a concorrência em Portugal seja bastante forte, com uma grande variedade de filtros. Temos uma grande vantagem em relação a outros distribuidores, principalmente com a marca Donaldson, que é o facto de termos todas as semanas material a chegar da Donaldson. E isto permite-nos não ter tanto stock e podemos fazer uma rotação melhor. E, neste negócio, a rotação é muito importante”.
FUTURO
Com uma oferta muito completa e uma grande presença no mercado ao nível dos filtros, o responsável explica que a Leirifiltros não tem muito mais espaço para se expandir nesta área. “O mercado geográfico não é muito grande, portanto não podemos crescer muito mais. Também fazemos alguma exportação para Angola e Moçambique. Ao nível dos filtros pretendemos manter ou melhorar ligeiramente a nossa atuação e noutros segmentos de mercado, como o de lubrificantes, temos espaço para fazer mais, embora a concorrência seja muito feroz. Nos lubrificantes, o transporte tem custos muito elevados. E, como existem operadores especializados em lubrificantes, é difícil conseguirmos crescer nesse ramo. O stock que temos de lubrificantes é apenas para fornecer ao balcão, quando um cliente adquire filtros e precisa deste produto. Não temos uma estratégia de diversificação de produto para os lubrificantes e o mesmo acontece com as baterias. Temos algumas em stock para os clientes que necessitam de uma bateria quando o seu veículo pára, ou vêm comprar filtros. As ferramentas são outro complemento que temos em stock para suprir algumas necessidades do momento do cliente. O nosso foco serão sempre os filtros, e é por eles que somos conhecidos. O cliente quando pensa em filtros pensa em nós e, nos restantes segmentos de mercado, não iremos crescer muito a curto prazo. Porque preferimos investir nos filtros, que é um mercado onde já temos escoamento de produto”. Cândido Silva indica também que a Leirifiltros está a preparar uma plataforma digital para os clientes realizarem encomendas, consultarem a disponibilidade de stock, a sua ficha de cliente, consultar encomendas, faturas, etc. Além disso, “também estamos a preparar uma possível loja online. Esta última estará acessível a qualquer cliente, enquanto a primeira será uma plataforma B2B. Temos muitos clientes que nos procuram por telefone e por email, mas pretendemos evoluir um pouco mais com a criação desta plataforma B2B, que estará disponível provavelmente ainda este ano”. Outro dos projetos da Leirifiltros para 2022 será incluir mais dois comerciais na sua equipa. “Ter uma equipa comercial forte ainda é algo muito importante no nosso negócio. Porque, se o comercial não passa no cliente, o cliente vai a outro lado”, conclui Cândido Silva.
Leirifiltros
Leiria
244 249 238
www.leirifiltros.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 38 de fevereiro / março 2022. Consulte aqui a edição.