Ver todas

Back

Lemförder expande o seu portfólio em peças de direção e suspensão

8 Outubro, 2018

O portfólio de produtos da Lemförder de peças de chassis e de direção foi ampliado para incluir 60 novos braços de suspensão transversais para diversos modelos de automóveis.

A expansão do portfólio Lemförder inclui os atuais modelos Range Rover, Land Rover Discovery, Jaguar XF, XJ, F e S Type. Porém, até ao final de 2018, o portfólio de produtos será ampliado para incluir mais 120 peças Lemförder originais, como, por exemplo, para o Tesla Model X, a plataforma 35-Up da BMW, o Citroën Jumper e o Alfa Romeo Giulia. Para além dos produtos Lemförder propriamente ditos, a procura de formação e informações técnicas da ZF Aftermarket sobre peças de chassis e de direção é grande.

Uma suspensão independente, como a suspensão traseira multilink, é composta por muitos elementos individuais. Cada peça do chassis, como, por exemplo, o braço de suspensão de comando, o braço de suspensão auxiliar ou a barra estabilizadora, tem uma função precisa dentro do chassis. No entanto, a reparação destas estruturas complexas e o alinhamento exato das rodas passaram a ser muito mais exigentes. É, por isso, necessário entender bem como funcionam as suspensões das rodas modernas e, consequentemente, a interação dos componentes individuais, para diagnosticar e solucionar potenciais danos.

A verificação regular do chassis é indispensável

Em primeiro lugar, faz sentido realizar uma inspeção visual regular destes componentes. Sempre que se substitui um amortecedor, os conjuntos de acessórios de montagem, tal como o batente de compressão ou as molas auxiliares incluídos no kit de montagem, devem também ser substituídos. As peças do chassis são sempre peças de desgaste – independentemente da complexidade geral do chassis. Depois da inspeção visual, deve sempre ser realizado um teste de estrada.

O comportamento anormal do veículo e a existência de ruídos são muitas vezes sinais de problemas noutros componentes do chassis, como, por exemplo, nos braços de suspensão transversais ou nas barras estabilizadoras. As rótulas, por exemplo, desgastam-se mais rapidamente devido ao maior peso dos veículos. As forças que atuam sobre as articulações e as barras de direção quando o automóvel atinge um buraco ou embate nos passeios também deixam as suas marcas. Isso tem um efeito negativo na geometria axial e resulta no comportamento desequilibrado do veículo. Além disso, os componentes danificados provocam um maior desgaste noutros componentes do chassis, bem como nos pneus, resultando numa deterioração geral da segurança da condução e do conforto da viagem.

Verificar foles de borracha, casquilhos e anéis de aperto

Os mecânicos devem também verificar se os foles de borracha nas articulações do chassis estão desgastados, danificados ou se têm fugas. Se entrarem partículas de sujidade na junta, destruirão o escudo plástico esférico interno e danificarão a rótula e o invólucro da junta. Como resultado, o espaço da junta deixará de corresponder aos requisitos. O mesmo acontece se for já visível corrosão pontiforme numa extensão significativa dos anéis de aperto dos foles de borracha. No que se refere ao sistema de direção, deve dar-se especial atenção à barra de direção: para além dos foles de borracha, o casquilho da direção também deve ser inspecionado para ver se apresenta danos.

Para a desmontagem das articulações, é sempre necessário utilizar ferramentas especiais, tais como as ferramentas de extração por pressão. Em alguns veículos, utilizam-se também ferramentas de ajuste na montagem, para garantir uma instalação sem torções. Muitos outros tipos de chassis, tais como o eixo McPherson ou a suspensão traseira multilink VAG, requerem a utilização de chaves sextavadas, chaves de articulações auxiliares ou kits de pressão.

Os efeitos de peças de chassis e direção com defeitos no comportamento do veículo e, por isso, na segurança dos ocupantes do veículo, são enormes. A oficina deverá dedicar tempo a informar os clientes nesta área. Com os componentes de chassis e de direção Lemförder, a oficina fica perfeitamente equipada para todos os trabalhos. A ZF Aftermarket oferece às oficinas não só um amplo portfólio de produtos com a qualidade do equipamento original, mas também serviços com o mesmo nível de qualidade. Com formação prática, informações técnicas e conceitos de oficina, as oficinas podem adquirir um entendimento detalhado dos produtos e sistemas e, assim, criar a melhor base para diagnósticos direcionados e reparações profissionais.

Nova campanha da marca Lemförder

Durante mais de 70 anos, a marca Lemförder tem vindo a definir os mais elevados padrões em termos de direção e chassis. A Lemförder nasceu em Lemförde, perto de Bremen, e os componentes são ainda hoje desenvolvidos e produzidos na Alemanha. Uma nova campanha publicitária dedicada aos automóveis de passageiros e veículos comerciais centra-se não apenas no espírito pioneiro do fundador, mas também na força e luta inovadora pela perfeição da equipa da Lemförder. Estes aspetos são a base para uma qualidade original convincente em todo o mundo e a precisão associada no desenvolvimento e produção das peças de chassis e direção da Lemförder.

Mais informações no website da campanha da marca: www.lemfoerderprecision.pt

PALAVRAS-CHAVE