A entrada no projeto TrustAuto alavancou o negócio da Line Parts, que aposta num serviço diferenciado e rápido aos seus clientes oficinais.
Integrada no projeto TrustAuto há três anos, a Line Parts, retalhista localizado na zona de Trajouce, em Cascais, celebra este ano cinco anos de atividade e de um crescimento sustentado, que a levou já a mudar para instalações de maiores dimensões e a abrir uma filial na zona de Aljustrel. A empresa passou das pequenas instalações em Tires, onde esteve durante os primeiros quatro anos de atividade, para um espaço de maiores dimensões na zona de Trajouce, onde está há pouco mais de um ano. “Já não tínhamos condições para ter mais stock ou aumentar a equipa nas antigas intalações, pois o espaço era muito reduzido. Necessitávamos de ter mais espaço, até para conseguirmos organizar devidamente o stock”, explicou à PÓSVENDA Elícia Baptista, sócia-gerente da Line Parts. “Ao mudarmos para as novas instalações fizemos uma reorganização total do material, o que se traduziu numa maior produtividade e numa resposta ao cliente mais eficaz. Além disso, apostámos também em entregas às oficinas várias vezes por dia, e por estafetas de moto, para tornar o processo mais rápido. Apenas na loja de Aljustrel as entregas são feitas com carrinha, pois a natureza do negócio é diferente nessa região”, refere Elícia Baptista. “A Line Parts foi criada a partir do zero, embora a equipa tenha vários anos de experiência na área das peças auto. A ideia inicial do projeto era criar uma empresa para revender às oficinas algum material para reparação e manutenção. Era um projeto pequeno, mas que rapidamente foi ganhando dimensão. Iniciámos com três funcionários e hoje temos nove colaboradores, nas instalações de Cascais e de Aljustrel, e estamos a recrutar mais pessoas, pois já temos necessidade de voltar a aumentar a equipa”, afirma Elícia Baptista.
Além das oficinas do Concelho de Cascais, a Line Parts distribui também produtos a clientes na zona de Sintra. “Temos uma boa equipa de distribuição, que se mantém estável. A zona de Sintra é muito interessante para nós, e é uma região em que queremos apostar e aproveitar esta boa equipa de distribuição que temos”. Elícia Baptista explica que a decisão de abertura em Aljustrel, há cerca de quatro anos, foi estratégica. “Apercebemo-nos que existia pouca oferta naquela região, e aproveitámos a oportunidade. Foi uma boa decisão e o negócio tem-se desenvolvido muito bem”.
TrustAuto
De acordo com Elícia Baptista, a parceria com a TrustAuto foi um dos passos que alavancou o negócio da Line Parts. “A TrustAuto é uma grande mais-valia. Quando iniciámos esta parceria, tínhamos pouco espaço e know-how, mas o crescimento da Line Parts com este acordo tem sido substancial”. Desde que mudou de instalações, a Line Parts passou também a apostar nas formações, dinamizadas pela TrustAuto. “Temos também realizado algumas ações de formação com outras marcas de peças e apostado em comercializar novas linhas de produto, pois já temos espaço para tal. Antes, também não vendíamos equipamentos e ferramentas, e aqui já o fazemos. Foram oportunidades criadas, não só por termos instalações de maiores dimensões, mas também pelo facto de estarmos integrados no projeto TrustAuto.
A marca Trust tem cada vez mais e melhores produtos e o projeto TrustAuto tem uma boa dinâmica, é muito inovador. Estamos muito satisfeitos em estar integrados numa rede de retalho. Penso que, atualmente, é difícil um retalhista ter condições para trabalhar isolado”, explica a responsável.
Peças
Em termos de marcas de peças, a Line Parts segue a estratégia da TrustAuto. “Não apostamos na marca branca. Trabalhamos a marca Trust, com a qual temos total confiança. Os produtos estão certificados, com fichas de homologação, etc. Além disso, trabalhamos também com outras marcas premium, através de vários fornecedores”, explica Elícia Baptista, que adianta que a Line Parts se tem diferenciado pelo serviço que presta ao cliente. “O serviço e o atendimento ao cliente são aquilo que mais diferencia os retalhistas hoje em dia no mercado. O cliente já não quer esperar por ser atendido. Aproveitamos essas oportunidades e diferenciamo-nos pelo serviço que prestamos ao cliente, apostando na rapidez de atendimento e entrega”.
Stellantis & You
A responsável indica ainda que o projeto recente da TrustAuto com a Stellantis & You também traz benefícios à atividade da Line Parts. “É um projeto que, no futuro, irá ser muito bom para a nossa atividade. Será um adicional de negócio muito importante. Na região de Sintra e Cascais, temos quatro oficinas da rede Eurorepar. Além disso, estar associado a um grande fabricante, tem também muitas vantagens. Teremos também acesso a outras parcerias, assim como a produtos como as peças usadas B-Parts, por exemplo. Será uma mais-valia para a Line Parts”, conclui.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 107, de agosto de 2024. Consulte aqui a edição.