A Liqui Moly acaba de lançar um óleo para caixas de velocidades dos Tesla e líquido de refrigeração de células de combustível.
A empresa desenvolveu um líquido de refrigeração de células de combustível e um óleo especial de caixas de velocidades destinados apenas a veículos elétricos. Ambos estão disponíveis de imediato. David Kaiser, diretor da área de Investigação e Desenvolvimento da Liqui Moly garante o seguinte: “Isto é só o início daquilo que estamos a preparar. Cumprimos a nossa promessa: oferecemos os produtos adequados a todos os veículos, em todo o mundo.”
Na Europa, nos EUA e em grande parte da Ásia, a mobilidade elétrica já não pode ser parada. Apesar de, nas próximas décadas, o número de veículos com motores convencionais ser muito superior ao número de veículos com propulsões alternativas, o especialista alemão em lubrificantes prepara-se para a transformação da mobilidade. “De um modo geral, vários conceitos de propulsão vão coexistir”. Segundo David Kaiser, “cada veículo e cada fabricante tem requisitos diferentes. Através da nossa investigação, garantimos que cumprimos todas as aprovações e requisitos com produtos da máxima qualidade.”
A qualidade é mesmo a palavra-chave da Liqui Moly. Os líquidos de refrigeração de veículos elétricos são sujeitos a requisitos extremos que devem ser considerados. O líquido de refrigeração de células de combustível FCF 20 da Liqui Moly, baseado em etilenoglicol, combinado com aditivos não iónicos, tem pouca condutividade elétrica e combina uma dissipação ideal de calor com uma excelente compatibilidade dos materiais e estabilidade ao envelhecimento. “A geração de calor em baterias e células de combustível é enorme, pelo que a exigência colocada ao líquido de refrigeração também o é. O nosso FCF 20 foi concebido não só para a dissipação do calor, mas também para proporcionar a proteção a longo prazo típica da Liqui Moly a todos os componentes”, relata Kaiser, com orgulho. É absolutamente necessário ter uma excelente dissipação do calor na célula de combustível, uma vez que as quantidades de calor existentes podem ser superiores às dos motores de combustão clássicos com uma potência semelhante. Desta forma, é possível garantir a vida útil máxima dos componentes. Este produto também é adequado para o Toyota Mirai, considerado um pioneiro na tecnologia de células de combustível.
O desenvolvimento contínuo tem como objetivo a conceção de veículos com propulsão exclusivamente com bateria, que se encontram cada vez mais nas nossas estradas. “É errado pensar que os veículos elétricos não precisam de óleo. Aliás, eles até precisam de um lubrificante de alta qualidade para a caixa de velocidades”, afirma David Kaiser. Também neste caso, a Liqui Moly oferece o produto certo, concebido para o elevado binário dos potentes motores elétricos. O novo óleo para caixas de velocidades Top Tec Gear EV 510 cumpre os rigorosos requisitos da Tesla. A designação EV (Electric Vehicle) identifica o óleo como um produto da Liqui Moly desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos. Mas isto não é suficiente. “Colocamos toda a nossa experiência da investigação ao serviço do desenvolvimento de produtos elétricos especiais. Estes produtos incluem também, por exemplo, líquidos de refrigeração de baixa condutividade para baterias de veículos elétricos. Vão também ser comercializados num futuro próximo”, promete o responsável de desenvolvimento.
Em geral, a maioria dos produtos da Liqui Moly adequa-se a todos os tipos de propulsão, independentemente de se tratar de motores de combustão, veículos elétricos, híbridos ou com células de combustível. As aprovações dos fabricantes são decisivas. “Vamos oferecer soluções sempre que são usados produtos especiais. Independentemente da propulsão”, diz David Kaiser. Com os novos produtos, o fornecedor alemão aumenta os seus cerca de 4000 artigos e complementa a sua oferta com produtos para propulsões alternativas.