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Liqui Moly teve o melhor ano de sempre em 2016

23 Fevereiro, 2017
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O especialista alemão em óleos e aditivos fecha 2016 com um recorde em termos de volume de negócios, com um crescimento da Liqui Moly de 11% em 2016.

A Liqui Moly continua a crescer. O fabricante alemão de óleos e aditivos aumentou o seu volume de negócios em 11 por cento em 2016, atingindo os 489 milhões de euros. Assim, a empresa registou, tal como em anos anteriores, um novo recorde em termos de volume de negócios. “Como empresa de média dimensão, não só nos afirmámos perante grandes empresas internacionais, como até lhes retirámos quota de mercado”, afirmou Ernst Prost, sócio-gerente da Liqui Moly.

Em 2016, a Liqui Moly produziu quase 80 000 toneladas de lubrificantes e encheu mais de 14 milhões de latas. O número de colaboradores aumentou para 791 (60 colaboradores a mais). “Eles estão na base do nosso êxito”, afirmou Ernst Prost. “Isto só é possível com pessoas motivadas que trabalham dia após dia e fazem progredir a empresa.” Os colaboradores identificam-se com a empresa a tal ponto que o número de baixas é muito reduzido, assim como a tradicional taxa de rotação. E muitos filhos de funcionários acabam também por começar a trabalhar na Liqui Moly. Ernst Prost: “Isto é mais do que uma mera empresa familiar. É a família Liqui Moly.”

2016 foi um ano marcado por uma grande flutuação do preço do petróleo. Em dezembro, tinha duplicado em relação a janeiro “Isto não vem facilitar a nossa atividade”, afirma Ernst Prost. “Por isso, apostamos num crescimento sustentável e qualitativo e não num breve crescimento passageiro.” Na Alemanha, o volume de negócios aumentou 7 por cento no ano passado. Isto foi mais do que o esperado dado que, no mercado do seu país de origem, há muito que a Liqui Moly atingiu uma grande quota de mercado que será difícil de aumentar.

 

 

Na exportação, as coisas correram ainda melhor, pois o volume de negócios aumentou 15 por cento. Isto deve-se principalmente a um grande crescimento do volume de negócios em mercados-chave como os EUA e a China (40 e 70 por cento, respetivamente). E com a Rússia, a marca alemã conseguiu atingir uma viragem no seu maior mercado de exportação. Em 2015, as vendas nesse país sofreram uma queda devido à crise na Crimeia, à desvalorização do Rublo e a problemas económicos. Em 2016, houve uma recuperação apesar de a situação económica difícil se manter.

Entretanto, a Liqui Moly obteve dois terços das suas receitas no estrangeiro, aqui também com uma tendência para o crescimento. Tal foi possibilitado pelos 51 colaboradores do departamento de exportação. Ernst Prost sublinha: “Os nossos Export Area Manager passam metade do seu tempo de trabalho no local, junto dos nossos clientes, e ajudam-nos a concretizar conceitos e estratégias. E o nosso Back Office permite que, todos os meses, centenas de contentores partam para todo o mundo.”

A empresa alemã também consegue bons resultados em países mais exóticos como o Iraque, a Argélia e o Turquemenistão. A concorrência não investe muita energia nestes mercados, mas a Liqui Moly aproveita as potencialidades neles existentes (ver também entrevista com Ernst Prost).

O abrangente programa de investimento na fábrica de produção de óleos será concluído no próximo ano. Mas as próximas aquisições de milhões já estão a ser pensadas: a Liqui Moly está a trabalhar no lançamento de um novo software da empresa, bem como na modernização e na automatização da sua produção. “A automatização é necessária que podermos satisfazer a crescente procura e aliviar os nossos colaboradores de trabalhos particularmente exigentes em termos físicos”, afirmou Ernst Prost. “Não vamos cortar nenhum posto de trabalho, pois para nós, o homem está sempre acima da máquina.”

Os sinais indicam também uma continuidade no crescimento. Desde o início do ano, 14 novos colaboradores foram contratados. E o volume de negócios de janeiro foi 16 por cento superior ao mesmo mês do ano anterior. Ernst Prost está confiante: “Em 2017, vamos atingir o meio milhão.”

Mais informações em www.liqui-moly.pt

 

 

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