A Lubricomb é uma jovem empresa, que tem o seu armazém na Maia, mas que recorre à experiência e conhecimento da sua equipa para se projetar no negócio dos lubrificantes. Um aspeto bem diferenciador está na marca de lubrificantes Gazprom, mas não só.
TEXTO PAULO HOMEM
Há cerca de uma década a trabalhar como profissional na área dos lubrificantes, Tiago Nogueira desenvolveu um carinho especial por este setor. Esse facto levou-o a desenvolver os seus conhecimentos em lubrificantes, ganhando com isso competências que lhe permitem ter dado formação nesta área, como também fazer planos de lubrificação para os clientes que assim os solicitem.
Como tinha ideias próprias sobre o negócio e sobre a forma de comercializar lubrificantes, Tiago Nogueira decidiu arriscar por conta própria e fundar a Lubricomb, que teve o seu início de atividade em setembro de 2018. Encontrado o armazém, neste caso na Maia, a empresa começou a trabalhar, inicialmente como distribuidor oficial dos lubrificantes Gazprom, sendo que em fevereiro deste ano ficou também com a distribuição oficial da Fuchs, igualmente na região onde opera.
“Já fui abordado por diversas companhias para comercializar outras marcas de lubrificantes, mas queremos concentrar a nossa aposta na Gazprom e na Fuchs, pois são marcas que se completam muito bem e que se focam na qualidade e não no preço”, refere Tiago Nogueira, gerente da Lubricomb, que faz um balanço muito positivo deste primeiro ano de atividade.
Para o responsável da Lubricomb, a estratégia foi precisamente trabalhar com marcas que se focam sobretudo na qualidade, “com um destaque especial para a Fuchs pelo imenso portfólio de produtos que disponibiliza no seu catálogo auto, que faz diferença logo nos óleos de motor, mas também nos óleos de caixa, direção assistida, etc. É uma marca que nos permite entrar em qualquer oficina com os lubrificantes periféricos, que muitas outras marcas não dispõem, o que se traduz num argumento muito importante de vendas”, explica o mesmo responsável.
Quanto à Gazprom, considera Tiago Nogueira, que se trata de uma marca “igualmente com muita qualidade, com a qual consigo combater de forma eficaz as ditas marcas brancas que proliferam no mercado”. A Gazprom não tem um catálogo tão vasto como a Fuchs, mas segundo o mesmo responsável, “muito bem enquadrado com aquilo que o mercado nacional necessita”.
Qualquer das marcas que a Lubricomb comercializa, “dão-nos totais garantias de qualidade e fiabilidade, tanto mais que temos como política para o cliente a recomendação e o aconselhamento, pois acho que essa é a única forma de nos diferenciarmos agora e no futuro, e isso só é possível com marcas de qualidade, que não estão em todas as casas de peças nem em supermercados”.
Neste momento a aposta da Lubricomb são sobretudo as oficinas de automóveis, nomeadamente aquelas que estão nos concelhos do distrito do Porto, onde a empresa concentra os seus esforços precisamente com as marcas Gazprom e Fuchs, sendo o único grossista de lubrificantes a trabalhar com estas marcas nesta região do país, “conseguimos neste curto período de tempo cobrir todos os concelhos do distrito do Porto, não só trabalhando com oficinas mas com empresas do setor dos transportes, agrícola e industrial”.
Apesar de estar 100% concentrada na distribuição de lubrificantes, refira-se que a Lubricomb é também distribuidor oficial das baterias Exide/Tudor. “Optamos por trabalhar diretamente com estas marcas e não ter uma marca própria como muitas empresas fizeram”, refere Tiago Nogueira, que admite que no futuro a Lubricomb poderá acrescentar outros produtos ao portfólio da empresa ou trabalhar outras setores da lubrificação, mas mantendo sempre a especialização em lubrificantes.
Lubricomb
Tiago Nogueira
Maia
915 116 662
geral@lubricomb.pt
www.lubricomb.pt
facebook.com/lubricomb
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 47, de agosto de 2019. Consulte aqui a edição.