Ver todas

Back

Mahle acelera descarbonização dos transportes

Na IAA Transportation, que decorre até dia 22 de setembro, a Mahle está a apresentar novidades para acelerar a descarbonização do setor dos veículos pesados e dos transportes.

O Grupo está empenhado no desenvolvimento de camiões com célula de combustível, periféricos de célula de combustível, gestão térmica e eixos elétricos. Outras inovações mundiais que a marca está a apresentar incluem um ventilador biónico de alto desempenho extremamente silencioso e arrefecimento evaporativo que poupa combustível para camiões elétricos e de célula de combustível.

“Estamos comprometidos em moldar um setor de transportes sustentável, com o objetivo de fortalecer as bases para o crescimento económico”, disse Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração da MAHLE e CEO, na segunda-feira, na IAA Transportation, em Hanover.

Todos os camiões eletrificados atualmente disponíveis contêm volumes significativos de produtos da Mahle, e o grupo está envolvido em todos os principais projetos de desenvolvimento de veículos com célula de combustível e motores a hidrogénio que estão em progresso.

Falando aos jornalistas, Arnd Franz destacou que a crescente eletrificação do setor de transportes oferecia um potencial considerável para a empresa. Ele afirmou que o volume de componentes da Mahle por veículo era duas vezes maior no caso de camiões elétricos a bateria, em comparação com camiões convencionais com motores de combustão interna, e que esse volume voltaria a duplicar no caso de camiões com célula de combustível. O setor de veículos comerciais sustentáveis é uma área de negócios significativa para a Mahle. Atualmente, os clientes do grupo incluem mais de 120 marcas internacionais de veículos pesados, tanto no segmento rodoviário quanto fora de estrada. O setor de veículos comerciais representa cerca de um quinto do negócio OEM da Mahle, e essa quota está a crescer.

Camião com célula de combustível

Em Hanover, a Mahle está a apresentar a sua abordagem sistémica para um camião com célula de combustível, incluindo periféricos de célula de combustível, gestão térmica e um eixo elétrico pesado totalmente funcional, para visualizar a interação e as interdependências entre os grupos de produtos individuais.

Eixo elétrico pesado com motores elétricos SCT e gestão de líquidos

A Mahle integrou totalmente dois motores elétricos SCT com sistemas de gestão de líquidos (sem tubagens e tubos externos) no eixo elétrico pesado. Este demonstrador de tecnologia destaca a competência sistémica da Mahle e a maturidade das suas inovações para a eletrificação de veículos comerciais pesados.

O motor elétrico SCT (Superior Continuous Torque) é o campeão de resistência entre os motores elétricos. A sua potência contínua de 480 kW e a eficiência de 92% tornam-no o sistema de propulsão elétrica ideal para o tráfego pesado em camiões elétricos a bateria e em aplicações de célula de combustível. Com o eixo elétrico, a MAHLE pode fornecer 35.000 Nm de torque às rodas. Um camião com célula de combustível de 35 toneladas poderia, assim, atravessar a passagem de Brenner, de Innsbruck a Bolzano, com uma poupança de tempo de 3,5 minutos, ou 10% mais rápido do que um camião a diesel.

Arrefecimento evaporativo

Um componente chave para a gestão térmica é o recém-desenvolvido sistema de arrefecimento evaporativo que a MAHLE está a apresentar ao público pela primeira vez na IAA Transportation. Este sistema utiliza o efeito de arrefecimento da evaporação da água. A água é pulverizada no radiador do líquido de arrefecimento através de uma grelha, garantindo o controlo ótimo da temperatura da célula de combustível.

Inovação mundial

Para reduzir os ruídos altos dos ventiladores de veículos comerciais, que podem incomodar em plena carga ou durante o carregamento à noite em áreas residenciais ou de descanso, a MAHLE desenvolveu um ventilador biónico. Os engenheiros inspiraram-se nas penas de uma coruja, uma das aves que voam mais silenciosamente. Foi demonstrado que as penas da coruja têm um efeito de redução de ruído.

A IAA Transportation está a decorrer em Hanover até 22 de setembro. O stand da Mahle está no Pavilhão 12.

PALAVRAS-CHAVE