A MAHLE deu início à comercialização na Europa da sua mais recente unidade de serviço, designada por E-CARE Fluid, um equipamento que permite realizar de forma simples a manutenção do circuito de arrefecimento em veículos de todos os tipos de motorização.
A E-CARE Fluid dispõe de dois depósitos: num deles, o líquido drenado é recolhido para que possa ser reutilizado; no outro, a unidade de serviço pode preparar uma nova mistura de acordo com as especificações do fabricante e reabastecer o circuito de forma totalmente automática. O equipamento inclui também uma função de lavagem, permitindo eliminar contaminantes do circuito de refrigeração. Os profissionais de oficina podem gerar um relatório final diretamente na E-CARE Fluid e entregá-lo ao cliente.
Para assegurar uma manutenção simples e limpa, bem como o teste de fugas do circuito, os mecânicos são guiados passo a passo através de um intuitivo ecrã tátil de 7 polegadas. Uma base de dados integrada para veículos elétricos disponibiliza informações sobre o tipo e quantidade correta de líquido de refrigeração, o sistema de arrefecimento, os pontos de abertura e as pressões e adaptadores específicos para cada modelo. Esta base de dados é atualizada continuamente através de ligação sem fios.
Além do processo totalmente automático, a unidade de serviço oferece também um modo manual, utilizado sobretudo em veículos híbridos e com motor de combustão interna.
Cada unidade E-CARE Fluid inclui uma mala de acessórios com cerca de 20 adaptadores diferentes, compatíveis com a maioria dos veículos e tipos de motorização. O ecrã tátil do equipamento indica qual o adaptador a utilizar para cada veículo. Os técnicos de serviço da MAHLE podem ainda aceder remotamente ao dispositivo para apoiar as oficinas durante a manutenção.
Manter os veículos eletrificados em condições
Com o E-CARE Fluid, em caso de reparação da bateria de alta voltagem ou substituição de um componente do circuito de refrigeração, este pode ser esvaziado e reabastecido de forma totalmente automática com este equipamento. Além disso, os mecânicos podem verificar a existência de fugas no circuito através de um teste integrado de vácuo e pressão.
“Quer se trate de oficinas, gestores de frotas ou recondicionadores – com o nosso novo dispositivo de serviço E-CARE Fluid, preparamos os nossos clientes para a manutenção de veículos elétricos”, afirmou Philipp Grosse Kleimann, membro do Comité de Gestão da MAHLE e responsável pela unidade de negócio Lifecycle and Mobility. A E-CARE Fluid é compatível com todos os fluidos de arrefecimento relevantes.
“A substituição regular do líquido de refrigeração é fundamental para garantir a eficiência do circuito de arrefecimento. Isto é particularmente importante em veículos elétricos e híbridos, uma vez que a bateria de tração é extremamente sensível a variações de temperatura”, referiu Felix-Matthias Walter, Diretor de Service Solutions na MAHLE Lifecycle and Mobility.
As reações químicas provocadas pelo envelhecimento do líquido de refrigeração, bem como os contaminantes, podem afetar a capacidade de arrefecimento e, consequentemente, o desempenho da bateria. No pior dos cenários, podem causar danos permanentes no sistema de refrigeração.









