Ver todas

Back

MAHLE e Siemens pretendem carregar veículos elétricos “sem fio”

7 Setembro, 2022
229 Visualizações

A Siemens e MAHLE assinaram uma carta de intenção tendo em vista o carregamento sem fios de veículos elétricos. O objetivo é as duas empresas trabalharem na estandardização dos sistemas de carregamento por indução.

“O carregamento sem fios de veículos elétricos está a emergir como um mercado de enorme importância para o futuro. Para além de facilitar consideravelmente a vida aos automobilistas, os quais deixariam de ter de usar cabos e conectores, trata-se de um requisito crucial para a mobilidade autónoma do amanhã. A eficiência dos carregamentos indutivos, sem fios, é comparável à dos sistemas de plug-in”, disse Stefan Perras, responsável pelo Pré-Desenvolvimento e Inovação para Infraestruturas de Carregamento da Siemens AG.

O carregamento sem fios de veículos elétricos

A cooperação prevista entre as duas empresas inclui esforços coordenados de normalização junto dos organismos relevantes que atuam nas áreas de pré-estandardização e estandardização. O objetivo é colmatar lacunas, com o propósito de assegurar a plena interoperabilidade entre os veículos e as infraestruturas de carregamento.

Além disso, as duas empresas planeiam manter uma estreita troca de ideias no sentido de desenvolver um sistema completo de carregamento por indução para veículos elétricos. A MAHLE pretende contribuir com os seus muitos anos de experiência como fornecedor para a indústria automóvel, e a Siemens com o seu conhecimento na área das infraestruturas de carregamento.

“Estamos muito satisfeitos de ter encontrado na Siemens um parceiro forte, o que nos permitirá fazer grandes avanços na área do carregamento por indução. A experiência combinada de ambas as empresas dar-nos-á uma clara vantagem competitiva”, disse Harald Straky, Vice-Presidente para o Desenvolvimento Global em Mecatrónica e Eletrónica na MAHLE.

Ambas as partes preveem também a realização de extensos testes de interoperabilidade entre o equipamento de carregamento no veículo e a infraestrutura de carregamento, o que permitirá introduzir melhorias técnicas e validar os sistemas de carregamento por indução para veículos elétricos, garantindo a interoperabilidade. Alguns dos testes serão realizados no âmbito de projetos com financiamento público.

Como fornecedor de serviços para infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, a Siemens eMobility disponibiliza uma gama completa de hardware, software e serviços de carregamento AC e DC de última geração – desde aplicações residenciais a comerciais, incluindo soluções para entrepostos de frotas. “O conhecimento específico da Siemens sobre edifícios e redes elétricas inteligentes coloca-a numa posição única para satisfazer as necessidades dos clientes com soluções abrangentes, ajudando-os a desenvolver, instalar e gerir soluções de carregamento sustentáveis para um futuro melhor”, acrescentou Stefan Perras.

PALAVRAS-CHAVE