Ver todas

Back

Mahle estabelece padrão global para carregamentos por indução

A Mahle desenvolveu o sistema de posicionamento Mahle DIPS, que permite que um veículo elétrico ou híbrido seja carregado por indução.

A SAE International escolheu agora o sistema de posicionamento Mahle como solução padrão global para carregamento sem fio. A associação sem fins lucrativos de renome internacional para o progresso das tecnologias de mobilidade, sediada nos EUA, colmata assim a última lacuna na normalização do carregamento indutivo que estava por preencher há dez anos. A solução da Mahle agora abre caminho para o lançamento abrangente e rápido no mercado desta alternativa ao carregamento com fio para baterias e veículos elétricos e híbridos.

O sistema de posicionamento Mahle DIPS (Sistema de Posicionamento Diferencial Indutivo) baseia-se num campo magnético e estabelece automaticamente uma ligação com o ponto de carregamento controlado à medida que o veículo eléctrico se aproxima. Um sistema de navegação especial no display do veículo apoia o condutor e o carro fica rapidamente na posição ideal. O processo de carregamento começa automaticamente. Isto também funciona com um veículo de estacionamento autónomo, onde o sistema de estacionamento recebe as instruções de posicionamento necessárias.

“A Mahle está a estabelecer padrões. A decisão da SAE em favor da nossa tecnologia também confirma a experiência em sistemas da Mahle na eletrificação. Este será um forte impulso para a mobilidade elétrica”, afirmou Arnd Franz, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Mahle.

Para o carregamento sem fios de veículos elétricos, todos os componentes relativos à infraestrutura e ao lado do veículo devem ser normalizados. Só então os fabricantes de veículos e os fornecedores de infraestrutura poderão trazer ao mercado uma solução que garanta a compatibilidade, independentemente do fabricante. A Mahle irá tornar a sua solução acessível a toda a indústria por meio de um modelo de licença sob condições FRAND (justas, razoáveis e não discriminatórias). A aplicabilidade do sistema também permitirá aplicações móveis no futuro, como o carregamento através de bobinas de indução durante a condução. A Mahle também formulou o padrão para isso junto com a Electreon Wireless.

PALAVRAS-CHAVE