Ver todas

Back

Mahle fornece componentes para motor MAN a hidrogénio

A Mahle garantiu um contrato estratégico na área da mobilidade sustentável ao ser selecionada pela MAN Truck & Bus para fornecer componentes para o motor a hidrogénio do camião MAN hTGX, vencedor do prémio Truck Innovation Award 2025.

Este motor de injeção direta, com 6 cilindros, 16,8 litros de capacidade e potência de 383 kW, será equipado com a unidade de potência a hidrogénio da Mahle, que inclui pistão, anéis de pistão, pino de pistão e camisa de cilindro. Adicionalmente, outros componentes da MAHLE serão integrados no sistema de válvulas.

A MAN prevê produzir cerca de 200 unidades deste camião, classificado como veículo de emissões zero, para mercados selecionados a partir de 2025. A utilização de hidrogénio em motores de combustão é considerada uma alavanca crucial para a descarbonização do setor de veículos comerciais.

A Mahle tem adaptado a sua tecnologia para responder às exigências específicas dos motores a hidrogénio. Testes realizados no centro de testes de hidrogénio da empresa em Estugarda demonstram a maturidade e a viabilidade para produção em série desta tecnologia.

A unidade de potência a hidrogénio da Mahle contribui para reduzir ao mínimo o consumo de óleo do motor e o blow-by – fuga de gás de hidrogénio para o cárter – garantindo uma operação robusta e confiável.

Segundo o Roger Busch, membro do Comité de Gestão da Mahle e Chefe de Vendas, “A Mahle transferiu a sua experiência centenária em componentes de motor para o futuro. Os nossos pistões e outras peças de última geração tornam o motor de combustão interna adequado para hidrogénio e, consequentemente, neutro em carbono.”

O hidrogénio é uma área estratégica para a Mahle. Atualmente, a empresa trabalha em quase 30 projetos de motores a hidrogénio para clientes dos setores rodoviário e industrial.

PALAVRAS-CHAVE