Fornecedor de peças e componentes há 100 anos, a Mahle pretende ser também um provedor de serviços e soluções, para acompanhar as oficinas nos desafios da nova mobilidade.
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A forma como as novas soluções de mobilidade afetam as oficinas independentes, nomeadamente o surgimento de novas áreas de negócio, as novas necessidades de conhecimento e formação, as mudanças tecnológicas e os investimentos necessários em novos equipamentos e as estratégias da Mahle Aftermarket para ajudar as oficinas a enfrentarem estas novas realidades, foram o foco da conferência de imprensa virtual dinamizada pela Mahle no passado mês de janeiro. Sob o tema “Preparados para a Mobilidade do Futuro – O Aftermarket de Amanhã”, Olaf Henning, Vice Presidente Executivo do Grupo Mahle e Diretor Geral da Mahle Aftermarket, Santiago Malbran, Area Manager Iberia, UK, África Central e Sul e Miguel Fiter, Director Geral Mahle Aftermarket SLU, apresentaram as atividades mais recentes da Mahle, direcionadas a apoiar ativamente as oficinas perante os novos desafios de mobilidade. Para isso, a Mahle Aftermarket indicou que continua o seu crescimento, com foco no aumento da presença global – através dos novos escritórios Mahle Aftermarket na Cidade do Panamá e da nova fábrica em Parma, Itália – e no crescimento dos negócios da Mahle Aftermarket, com especial ênfase na gestão térmica, uma das áreas mais importantes para as oficinas no futuro próximo.
Os responsáveis mostraram também de que forma a Mahle Aftermarket tem passado de fornecedor de peças a um provedor de soluções para os reparadores, acompanhando, nestas duas vertentes, os profissionais no seu processo de mudança, em que uma infinidade de tecnologias diferentes estão a chegar aos veículos, o que trará desafios, mas também novas oportunidades. Além disso, por forma a ajudar os seus clientes a tirarem rentabilidade destes novos desenvolvimentos, disponibiliza também para as oficinas condições de financiamento adaptado para equipamentos, tendo ampliado também as gamas aftermarket de ar condicionado, refrigeração do motor e produtos específicos para e-mobility. A marca disponibiliza também a gama Mahle Service Solutions, onde se incluem equipamentos de diagnóstico, higienização e ar condicionado, uma linha completa de produtos Thermocontrol, disponibilizando também todo o seu know-how em filtragem, gestão térmica e diagnóstico.
Segundo a Mahle, o aftermarket do futuro terá as seguintes características:
> Maior gestão térmica – As baterias, sistemas eletrónicos e motores de propulsão dependem da gestão térmica. O serviço AC já não é apenas uma questão de conforto, mas irá garantir o correto funcionamento dos sistemas do veículo. Aqui, as oficinas podem oferecer pacotes de serviço AC mais amplos.
> Aumento do número de peças pelo incremento da tecnologia
> Maior nível de conhecimento necessário na oficina
> Aumento de veículos com transmissão automática – Com o aumento da importância do filtro do óleo de transmissão, em que as oficinas podem beneficiar do serviço de óleo de transmissão;
> Soluções globais para produtos globais, adaptados localmente
> Serviços da oficina adaptados à diversidade de tecnologias
> Funções integradas em módulos: manutenção ou substituição
> Aumento dos veículos com célula de combustível – Novos produtos de mobilidade, incluindo aplicações de células de combustível: filtros para veículos híbridos e elétricos
> Integração de funções – Tendência de soluções modulares. Integração de funções em uma peça.
> Novos produtos de filtragem para diesel
A Mahle indica que o futuro dos veículos passará
pela diversidade de tipos de propulsão, em que, para
cada tipo de utilização, existe a tecnologia apropriada
com menor impacto ambiental. Esta combinação de
tecnologias será o dia a dia das oficinas:
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 65 de janeiro de 2021. Consulte aqui a edição.