A Targa Telematics, empresa que desenvolve soluções de IoT e de plataformas na nuvem para a mobilidade conectada, acaba de ultrapassar os 2 milhões de veículos sob vigilância na Europa.
Num contexto de aumento das tentativas de roubo, a Targa Telematics regista um crescimento constante e significativo do número de veículos monitorizados. Graças a uma oferta completa em matéria de segurança dos veículos, a empresa atingiu correntemente o seu nível mais elevado de veículos recuperados, com uma taxa média de recuperação de 85%. Apesar de Portugal ser considerado um lugar seguro, dados do Eurostat revelam que, em 2022, foram roubados 127 automóveis por cada 100.000 habitantes.
Neste contexto, ao longo dos últimos 6 meses, a Targa Telematics registou um aumento de dois dígitos na procura dos seus serviços de segurança automóvel. Até à data, a empresa gere a vigilância em tempo real de 2 milhões de veículos em Portugal e na Europa, com uma taxa de recuperação de 85%, em comparação com a média nacional de 77% em 2022. Para alcançar estes resultados, a Targa Telematics baseia-se nas tecnologias avançadas de big data e de machine learning desenvolvidas pelas suas equipas para garantir a segurança dos veículos. Estas tecnologias permitem, por um lado, prevenir o risco de roubo, alertando o centro de controlo quando os veículos se encontram em zonas de risco, mesmo antes de ocorrer um roubo, e por outro lado, em caso de roubo, agir rapidamente para ganhar a corrida contra o tempo. Estas tecnologias são colocadas à disposição das equipas do centro de controlo da Targa Telematics, que estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e trabalham em estreita colaboração com as forças policiais de todos os países da Europa.
Esta cooperação eficaz entre a Targa Telematics e as autoridades competentes contribui para a luta contra a criminalidade automóvel e para a recuperação bem-sucedida dos veículos roubados. Graças às suas parcerias estratégicas com os principais fabricantes automóveis, a Targa Telematics oferece às empresas numerosas vantagens, tais como: visibilidade completa da frota, ativação rápida do serviço, custos de material reduzidos e dados seguros e normalizados, sem necessidade de especialização técnica interna.
“Estamos orgulhosos de anunciar que a Targa Telematics ultrapassou o marco de 2 milhões de veículos protegidos e alcançou uma taxa de recuperação de 85%. Estes marcos são a demonstração perfeita da nossa experiência em matéria de recuperação e segurança de veículos”, afirma Tiago Elias, Country Manager da Targa Telematics em Portugal. “Continuamos a investir nas tecnologias mais avançadas, como big data e machine learning, para oferecer aos nossos clientes a máxima proteção contra o roubo de automóveis”.