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Mais formação, mais gestão e mais futuro

12 Outubro, 2024

A Rodapeças realizou em Aveiro a sua tradicional Convenção Pador Auto Service, onde juntou quase todos os responsáveis das oficinas desta rede, que segue crescendo no mercado de uma forma consolidada.

Depois da apresentação do evento, por parte de Manuel Vicente, Gerente da Rodapeças, com o tema “Juntos Transformamos o Amanhã”, no início dos trabalhos, Sérgio Nunes, responsável pelo desenvolvimento da Pador Auto Service, fez um balanço do desenvolvimento da rede que neste momento conta com 67 aderentes. “Um dos objetivos da criação desta rede, sempre foi o de agregar valor às oficinas aderentes”, disse Sérgio Nunes.

Um dos focos do balanço da atividade da rede, feita por Sérgio Nunes e por Manuela Vicente, foi mesmo o aspeto da formação e da Pador Academy, tendo sido dado um grande destaque à oferta formativa, mas também incentivando os responsáveis das oficinas presentes a investirem cada vez mais na formação e da necessidade de o fazerem.

Como novidade, foi apresentada por Manuela Vicente, uma nova solução de crédito (através de um parceiro), que as oficinas podem dar aos seus clientes finais, como forma de apoiar os clientes a pagarem reparações mais dispendiosas.

Sérgio Nunes abordou ainda a plataforma Padro Tech Solutions, que as oficinas da rede têm à sua disposição, falando de uma série de novos desenvolvimentos, que permitem que as oficinas possam dar uma resposta mais rápida aos clientes.

Sustentabilidade

Pedro Rua, Diretor Geral da Derasa, fez uma apresentação da empresa ambiental do Grupo Rodapeças, como dos serviços que disponibiliza às oficinas Pador Auto Service. A Derasa assumiu um compromisso com a rede para realizar uma avaliação dos pontos-chave na gestão dos resíduos, verificar o estado geral do(s) ecoponto(s) e da sua limpeza e ordem, criar as melhores condições ambientais em todas as oficinas dos Parcelros Pador, organizar e elaborar um plano de gestão de resíduos e fazer formação, sensibilização e aplicar as boas práticas.

Desafios que as oficinas vão enfrentar

O consultor técnico Miguel Pereira falou dos desafios que as oficinas vão enfrentar, começando por dizer que existe muita incerteza quanto ao futuro da tecnologia automóvel, mas que existirá com certeza multi tecnologias auto, e que as oficinas serão cada vez mais conetados. “O exemplo da Pador Tech Solutions é uma excelente base para nos conectarmos coma informação técnica”, explica Miguel Pereira, que incentivou as oficinas a procurarem sempre por essas plataformas técnicas como forma de estarem próximos dos fabricantes de automóveis.

Este consultor falou ainda da implementação do Sermi em Portugal, alertando as oficinas terão que fazer essa certificação se que quiserem ter acesso a sistemas de segurança num automóvel, um tema a que a PÓS-VENDA tem dado muito destaque nas suas plataformas de informação.

Outro tema abordado foram os sistemas ADAS e a necessidade de que, “mais cedo ou mais tarde”, todas as oficinas vão ter que os adquirir, pois os carros vão evoluir no sentido de terem cada vez mais sistemas. O diagnóstico remoto já é uma realidade e segundo Miguel Pereira “será uma realidade cheia de oportunidades para as oficinas”.

Terminou a sua apresentou dizendo “que tudo isto vai obrigar as oficinas a investirem cada vez mais na formação. A formação é essencial face ao desenvolvimento que a tecnologia vai ter”.

Formação empresarial, comportamental e formação de base (ao nível da tecnologia) será muito importante para valorizar as oficinas e os seus serviços para os clientes.

Pensar o negócio

Pedro Barros, CEO da Tips4Y, na sua apresentação falou do “sentido de urgência” que os responsáveis das oficinas deverão ter, mas também a importância de “parar para pensar o negócio”. Pedro Barros, falou da importância das oficinas desenvolverem a cultura da empresa, que se foquem em aumentar a rentabilidade (programando e antecipando as ações), e que automatizem o máximo possível os processos manuais, através da digitalização da operação oficinal.

O responsável da Tips4Y deixou ainda alguns dados sobre o parque circulante que entrar nas oficinas, comparando os dados em Portugal e na região onde se concentram as oficinas Pador Auto Service.

Dário Afonso, CEO da ACM, abordou um pouco a situação atual no negócio automóvel, com a grande incerteza face às viaturas elétricas, embora o mercado se encontre numa enorme transição energética.

Em termos de balanço, nesta convenção existiu um grande foco na importância, para as oficinas, de investirem muito mais na gestão do negócio, olhando para a rentabilidade da operação de uma forma estruturada, fundamentada e com números, mas também para a necessidades das oficinas olharem mais para as “pessoas”!!!

Mais informações na próxima edição da revista PÓS-VENDA.

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