Ver todas

Back

MAN eManager em breve disponível na plataforma RIO

13 Novembro, 2020
376 Visualizações

A plataforma RIO irá disponibilizar em breve um novo serviço para os veículos MAN Lion’s City E: o  MAN eManager.

Este centro de comando digital permite carregar autocarros elétricos antes das viagens e fornece aos gestores de frotas informações úteis, como temperatura ambiente e outras informações sobre os veículos.

O MAN eManager, um serviço digital desenvolvido especificamente para os veículos MAN Lion’s City E, dá aos operadores de frotas uma ferramenta para gerir autocarros elétricos a partir do conforto de uma secretária. “Graças a um interface entre a caixa RIO instalada no autocarro e a plataforma RIO, o MAN eManager torna possível gerir o carregamento da bateria e o ar condicionado do veículo – mesmo utilizando configurações pré-programadas”, explica Felix Krüger, Vice-Presidente Após-Venda & MAN DigitalServices.

No coração da nova ferramenta está a facilidade de gestão de carga para o sistema de bateria modular, que tem uma capacidade total de 480 kWh (solobus) ou 640 kWh (autocarro articulado) no MAN Lion’s City E e compreende seis ou oito módulos de bateria no tejadilho do veículo. Os veículos de transporte público, em particular, dependem de estados de carga de bateria com duração suficiente para acomodar horários. eManager indica se o veículo já está completamente carregado ou se atingiu o seu nível máximo de carga. Ao toque de um botão, é possível carregar imediatamente a bateria de um veículo ou pré-programar a carga no MAN eManager – e a informação é fornecida num formato que é claro e distinto para cada autocarro elétrico individual. O sistema pode ser configurado para assegurar que um determinado autocarro está pronto a uma determinada hora, dependendo do dia da semana em que se encontre. O gestor de frota também recebe notificações na plataforma RIO em caso de problemas de carregamento, permitindo uma intervenção rápida.

O MAN eManager também pode ser utilizado para ajustar o ar condicionado da MAN Lion’s City E antes do início da viagem para garantir que a energia é utilizada da forma mais eficiente possível. Isto ajuda a evitar a necessidade de recarregar a bateria em viagens em que a temperatura ambiente varia significativamente. Quando a função de controlo climático é activada, o veículo deixa o habitáculo com uma temperatura ambiente perfeita para os passageiros que entram a bordo.

Todas estas funções estão disponíveis para utilização na versão básica do MAN eManager – e a ferramenta digital está definida para ser ainda mais aperfeiçoada com serviços opcionais que entrarão em funcionamento e disponíveis para aquisição no decurso do próximo ano. Cada detalhe essencial está disponível graças à monitorização aprofundada do veículo e da bateria, com informação como o estado actual da carga, mais análises de aspectos como o consumo total de energia e dados específicos de consumo para a linha motriz, sistema de ar condicionado e outras unidades. “Com o MAN eManager, os operadores de autocarros terão uma ferramenta eficiente e consciente dos custos para gerir a programação das suas frotas elétricas e realizar o planeamento operacional diário”, diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios Autocarros, MAN Truck & Bus.

A primeira versão do MAN eManager estará disponível na plataforma RIO para veículos MAN Lion’s City E a partir do quarto trimestre de 2020, o que significa que chegará mesmo a tempo para os primeiros autocarros eléctricos MAN produzidos em série a serem entregues aos clientes.

Mais informações em www.truck.man.eu/pt/pt/

PALAVRAS-CHAVE