A Carris, empresa de transportes de passageiros de Lisboa, está a testar este inovador autocarro híbrido diesel por forma a confirmar qual a redução de consumos possível na cidade.
Desde o dia 6 de Outubro, e durante as próximas semanas, a empresa de transportes de passageiros Carris está a testar um autocarro híbrido MAN Lion’s City Hybrid, nos vários percursos da capital. O objectivo será comprovar a eficiência do veículo e capacidade de poupança de combustível, bem como diminuição acentuada das emissões de CO₂.
Os motoristas que estão atualmente a conduzir o autocarro híbrido tiveram uma formação de dois dias antes do início do teste; esta formação teve em conta as especificidades do veículo, de modo a que os motoristas possam tirar o máximo proveito deste.
O autocarro vai deslocar-se com ¾ da sua carga máxima, nos mesmos circuitos efectuados por outros autocarros, percorrendo os mesmos quilómetros e durante o mesmo período de tempo, de modo a que os resultados do teste sejam o mais fiáveis possível. Atualmente, o MAN Lion’s City Hybrid já circula há mais de 2 anos nos percursos urbanos de diversas cidades europeias, como por exemplo em Barcelona, com resultados extremamente positivos – as empresas de transportes que contam com este autocarro híbrido reportam reduções de consumo de combustível entre os 20% e os 30%, sem prejudicar a rapidez e conforto.
O MAN Lion’s City Hybrid possui uma tecnologia híbrida, que faz uso do poder de dois motores: um motor convencional de combustão interna Diesel e um motor elétrico altamente eficiente, com uma unidade de armazenamento, dividem o trabalho entre si, de forma a alcançar reduções de até 30% no consumo de combustível e nas emissões de CO₂, dependendo do percurso realizado. Além disso, outra das vantagens deste veículo é a diminuição do ruído nas paragens de autocarros e a ausência de gases de escape, devido ao arranque 100% eléctrico.
A Carris tem neste momento a decorrer outro teste, com um autocarro 100% elétrico, da CaetanoBus (leia mais aqui), uma vez que a empresa deverá renovar frota no próximo ano, aproveitando os incentivos comunitários para aquisição de autocarros com tecnologia híbrida e elétrica.
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