Ver todas

Back

MAN Truck & Bus promove mobilidade sem emissões

23 Outubro, 2020
381 Visualizações

A MAN Truck & Bus está a promover a mobilidade livre de CO2 na estrada, com as soluções elétricas e a hidrogénio. A empresa está a celebrar várias parcerias com este propósito.

Neste sentido, a empresa promove: o hidrogénio como combustível alternativo em funcionamento em protótipos a partir de 2021; a partir de 2023/24 testes de clientes de camiões H2 planeados como parte do projeto Bayernflotte; a cooperação em investigação com universidades, planeada nos transportes públicos e distribuição: os veículos elétricos a bateria são a escolha. Assim, a MAN Truck & Bus já disponibiliza em produção em série o MAN Lion’s City E e eTGE, bem como o camião de distribuição elétrica eTGM. O camião totalmente elétrico da nova geração de camiões vai fazer-se à estrada a partir de 2023.

Para além do rápido desenvolvimento da tecnologia de baterias, o hidrogénio (H2) é uma boa opção complementar como combustível alternativo para o transporte de longa distância, razão pela qual a MAN Truck & Bus está agora a apresentar o seu plano de I&D para o efeito: De acordo com isto, os veículos protótipos deverão ser construídos já no próximo ano, em conformidade com os projetos de desenvolvimento atualmente em curso. A MAN está a testar tanto a utilização de uma célula de combustível como de um motor de combustão H2.

As vantagens são: por um lado, esta forma de mobilidade elétrica é muito amiga do ambiente. Quando em uso, as células de combustível não causam quaisquer emissões nocivas ao clima, uma vez que apenas emitem vapor de água. Por outro lado, graças à geração de energia a bordo, o seu alcance de aproximadamente 800 km é suficientemente grande para o transporte de camiões de longa distância com uma elevada carga útil. O motor de combustão a hidrogénio, por outro lado, oferece uma solução mais prontamente disponível e robusta graças à conhecida tecnologia de base.

Estão previstos ensaios práticos em cooperação com clientes selecionados para 2023/24. O objetivo é testar todo o ecossistema do hidrogénio na logística dos transportes. Como parte de uma frota chamada bávara, a MAN gostaria de testar o hidrogénio para utilização no transporte rodoviário de mercadorias de longa distância num projeto de consórcio em conjunto com operadores de infraestruturas bávaras e parceiros de expedição de mercadorias. Estão já em curso conversações iniciais sobre este assunto com o governo do estado da Baviera. Está também prevista a cooperação com universidades.

PALAVRAS-CHAVE