A Mann+Hummel mostra aos profissionais das oficinas as principais diferenças entre usar um filtro de combustível de qualidade, em comparação com as opções de baixa qualidade.
Os especialistas da Mann-Filter recomendam montar mudanças de qualidade diante de outras opções que não podem ser alcançadas para cumprir alguns padrões mínimos de qualidade.
Os especialistas da Mann+Hummel analisaram no seu laboratório de testes os filtros de gasolina que são usados há muitos anos nos veículos. O primeiro que é mostrado na imagem é um filtro de qualidade nova. Os dois seguintes são filtros de combustível on-line usados há mais tempo do que o esperado: um é um filtro de qualidade OEM e o outro é uma variante de baixa qualidade.
Os especialistas abriram primeiro as carcaças de alumínio dos filtros usados para obter uma vista do interior, retirando a tampa superior com a precaução de não contaminar o interior com virutas do mecanizado. O filtro OEM parece visivelmente carregado, reconhecível pela cor escura da celulose do filtro. A tampa está impecavelmente limpa, e a junta tórica conserva sua elasticidade ao pesar de seus muitos anos de uso.
Jörg Schömmel, diretor sênior de Produto da MANN-FILTER, afirmou: “Trata-se de um filtro de alta qualidade. O cartucho não apresenta deformações, nem dobras apeladas e a cor uniformemente escura indica claramente que, durante todo o período de serviço, a função de filtração em profundidade foi realizada corretamente ao repartir uniformemente a sucção por toda a superfície filtrante, evitando, deste modo, um aumento da resistência ao passo de fluido que hubiese provocou a deformação do cartucho”. Mas advirto que “nem o condutor nem o alto podem ver a simples vista destas características, é por isso, porque se faz necessário respeitar os períodos de manutenção indicados para cada veículo”. Superando esses períodos, por exemplo, para o filtro inspecionado, que era de quatro anos, “poderia ocasionar um maior consumo de combustível e das emissões contaminantes, um maior desgaste e uma menor vida útil do motor e do sistema de injeção, podendo roubar a la rotura de elementos tão delicados no circuito como son los inyectores”, indicou o especialista da MANN-FILTER.
A qualidade, a estrutura e a quantidade de materiais utilizados são essenciais para uma longa vida útil. A estabilização adequada do meio filtrante garante uma distância uniforme e estável entre as camadas, o que oferece o rendimento máximo de filtração. Isso também evita que você se sinta ‘empaquetado’, quando as folhas de papel se dobram formando um bloco, que reduz a superfície útil do filtro.
As tampas e juntas de estanqueidade também desempenham um papel importante: os materiais adequados para resistir às temperaturas e as pressões de cada motor são necessárias para impedir a passagem de combustível sem filtrar para a parte limpa do filtro. Certamente, o material é resistente à pressão e à alta qualidade das carcaças dos filtros e também garante um alto nível de confiabilidade operacional ao longo do espaço.