O Grupo Deutsche Post DHL, a StreetScooter e a Mann+Hummel apresentam o primeiro veículo neutro em emissões do mundo.
Hoje em dia, mais de 5000 veículos de distribuição StreetScooter utilizados pelo Grupo Deutsche Post DHL evitam que penetrem no meio ambiente quantidades consideráveis de gases nocivos como o dióxido de carbono e o óxido de azoto, e também ruído.
Com a ajuda de uma novidade procedente da zona de Suabia, no sudoeste da Alemanha, agora é possível abordar o problema das partículas. O especialista em filtragem Mann+Hummel, cuja sede se encontra em Ludwigsburg, desenvolveu um filtro de partículas que será apresentado juntamente com o primeiro veículo neutro em emissões do mundo.
Os veículos elétricos também libertam partículas para a atmosfera devido à abrasão da estrada, aos travões e aos pneus e, portanto, não estão livres de emissões. Esta é uma tarefa que o especialista em filtragem Mann+Hummel abordou agora com o seu filtro de partículas de pó finas.
Graças ao uso do filtro, o balanço geral do veículo em relação à libertação de partículas é agora neutro. O filtro de partículas retém tantas partículas de pó quantas a abrasão da estrada, os travões e os pneus produzem. Os módulos do filtro serão instalados inicialmente em cinco veículos de teste StreetScooter que entrarão ao serviço com efeito imediato em cinco centros urbanos alemães.
A conclusão satisfatória do ensaio poderá implicar a implementação do filtro de partículas de série. Isto significará que o StreetScooter é o primeiro carro de série que está quase livre de emissões. O veiculo é completamente neutro em termos de emissões considerando o balanço geral durante as operações de condução. Isto significa que não há:
• dióxido de carbono (CO2)
• óxido de azoto (NOx)
• ruído
• partículas
O filtro de partículas de pó finas está equipado com um sistema de filtragem ativa. São instalados sopradores por trás destes filtros que dirigem o ar ambiente para os filtros. Em consequência, até quando o veículo está parado é ainda capaz de filtrar partículas do ar ambiente. A posição de instalação do filtro na parte inferior da carroçaria à altura do eixo traseiro é prática por duas razões.
Por uma parte, não utiliza um espaço de carga valioso e, por outra, essa é precisamente a localização em que se encontra a maior concentração de partículas perto do veículo.
Todos os filtros de partículas estão equipados com sensores que permitem a supervisão em linha da eficiência dos sistemas. Aqui a Mann+Hummel regista informações sobre o rendimento de filtragem, a quantidade de ar limpo, a concentração de partículas e os dados meteorológicos. Os dados são enviados depois para a nuvem, são visualizados através de uma interface web e depois são avaliados por especialistas em filtragem.
Alfred Weber, CEO da MANN+HUMMEL, descreve a necessidade de agir: “Cada vez mais pessoas nas nossas unidades desde Ludwigsburg a Bangalore e Xangai sofrem as consequências da poluição do ar e quem mais, para além de um especialista em filtragem como nós vai procurar uma solução?”.
Na sua conversa dirigida aos responsáveis políticos, Weber descreveu as suas ideias sobre as condições necessárias. Na sua
opinião, o legislador deveria concentrar-se em estabelecer valores limite e verificar o seu cumprimento. Depois dever-se-ia dar aos representantes científicos e industriais e aos seus brilhantes desenvolvedores o espaço para resolver o problema de como podem ser cumpridos os valores limite. Segundo Weber, se há demasiadas normas restringir-se-á a criatividade dos
desenvolvedores. “A união do maior fornecedor logístico, o maior fabricante de veículos comerciais elétricos da Alemanha e o especialista em filtragem a nível mundial tornou possível operações de distribuição e movimentação em centros urbanos neutras em termos de emissões”.
Achim Kampker, CEO da StreetScooter, filial do grupo Deutsche Post DHL, elogia a melhoria adicional do balanço ecológico graças a estes veículos: “Com estes novos filtros de partículas de pó finas da Mann+Hummel podemos melhorar mais o rendimento meioambiental dos nossos StreetScooters. Estamos maravilhados de participar neste ensaio de campo e ser pioneiros no que se transformará numa tendência muito importante”.
Werner Spec, presidente da Câmara de Ludwigsburg, está feliz pelo acontecimento na sua cidade. “As nossas atividades para a sustentabilidade são variadas e fomos reconhecidos com o prémio à cidade de média dimensão mais sustentável da Alemanha em 2014”. No entanto, não se pode estar satisfeito com a qualidade do ar nem em Ludwigsburg nem na vizinha Stuttgart, uma cidade maior. Na opinião do presidente da Câmara, o projeto apresentado pelos três parceiros de cooperação é uma medida consideravelmente mais efetiva e inteligente que a proibição de transitar.
Segundo as estimações da Organização Mundial da Saúde (OMS), cada ano morrem na Alemanha aproximadamente 47 000 pessoas por causa dos efeitos das partículas.