Ver todas

Back

MANN+HUMMEL desenvolve filtros de habitáculo com tecnologia HEPA

22 Março, 2022
1079 Visualizações

Na próxima edição da Motortec, a MANN+HUMMEL vai dar a conhecer os modernos e super eficientes filtros com tecnologia HEPA, para os habitáculos dos automóveis ligeiros. A apresentação será na Motortec, em Madrid, já em abril.

Os filtros High Efficiency Particulate Air (HEPA) desenvolvidos pela MANN+HUMMEL cumprem as normas EN 1822 e ISO 29463, cumprindo assim as normas internacionais mais exigentes em termos de nível de filtração. Assim, constituem o sistema de filtragem mais eficaz contra a contaminação, sendo capazes de reter substâncias microscópicas com o maior nível de filtragem possível.

Dependendo do tipo de HEPA, o filtro retém pelo menos 99,95% das partículas, incluindo bactérias nocivas, vírus e outros microrganismos, incluindo partículas ultrafinas (menos de 0,1 μm). Isso significa que para cada 10.000 partículas que entram em contato com o filtro, apenas até cinco partículas podem passar pelo meio filtrante.

“De particular interesse aqui é o desempenho do meio filtrante HEPA na filtragem de partículas ultrafinas, como aquelas causadas por abrasão de pneus e freios, bem como fuligem, que são consideradas prejudiciais à saúde. Devido ao seu pequeno tamanho, são capazes de transportar compostos tóxicos para as regiões mais vulneráveis ​​do corpo”, explicam da MANN+HUMMEL.

APRESENTAÇÃO NA MOTOREC

Durante a próxima edição da Motortec 2022, a MANN+HUMMEL apresentará em seu stand o sistema de filtragem para veículos elétricos em que a filtragem HEPA desempenha um papel muito importante. Este sistema, especialmente voltado para carros elétricos, foi projetado para funcionar o maior tempo possível em modo de recirculação e assim reduzir o consumo de energia, prolongando a autonomia do carro elétrico.

Graças à aplicação de inteligência artificial, pode este filtro monitorizar continuamente a qualidade do ar externo e interno do veículo, medindo a concentração de CO2, a humidade relativa e a concentração de partículas no interior do veículo.

Desta forma, por exemplo, se o CO2 ultrapassar um nível crítico acima de 0,1% do volume, a entrada de ar aumentará. O sensor de ar externo medirá seu grau de contaminação, decidindo qual a qualidade de filtragem necessária e determinando a quantidade de ar fresco que deve entrar no interior do veículo.

FreciousSmart tem 4 modos de operação que são ativados e combinados dependendo da situação. De tal forma que a primeira opção será a operação de recirculação, para a qual possui um filtro de carvão ativado dentro do veículo. Quando a qualidade do ar diminui, o ar externo pode entrar. As outras duas opções permitem a entrada de 100% do ar externo, seja pelo filtro interno ou pelo filtro HEPA quando a qualidade do ar for muito baixa, por exemplo, em engarrafamentos, túneis, etc.

PALAVRAS-CHAVE