Ver todas

Back

MANN+HUMMEL lança novo filtro de habitáculo inteligente

4 Fevereiro, 2022
506 Visualizações

A MANN+HUMMEL disponibiliza o novo filtro de habitáculo inteligente FreciousSmart, que assegura que o ar no interior do veículo esteja sempre limpo, mantendo o baixo consumo de energia.

O sistema de filtragem de ar de cabina FreciousSmart foi desenvolvido com o desafio de gerir a gestão correcta da temperatura sem afectar indevidamente o consumo de energia. Assim, o FreciousSmart foi concebido para funcionar o máximo de tempo possível em modo de recirculação.

A utilização de inteligência artificial permite monitorizar continuamente a qualidade do ar exterior e interior do veículo, medindo a concentração de CO2, humidade relativa e concentração de partículas no interior do veículo.

Assim, se, por exemplo, o CO2 exceder um nível crítico acima de 0,1% do volume, a entrada de ar será aumentada. O sensor de ar exterior medirá o grau de contaminação e decidirá que qualidade de filtração é necessária e determinará a quantidade de ar fresco que deve ser trazido para o interior do veículo.

O FreciousSmart tem três fases de filtragem que são activadas e combinadas, dependendo da situação. Quando a qualidade do ar é boa e o sistema está em modo de recirculação, o filtro de cabine fornece protecção eficaz contra partículas transportadas pelo ar (PM10), compostos orgânicos voláteis que podem ser libertados pelos plásticos utilizados no interior do veículo, por exemplo, e alergénios e pólen do ambiente.

Se a necessidade de ar exterior aumentar, a fase de filtragem adicional é activada, retendo partículas transportadas pelo ar (PM10), pólen e, em particular, material particulado respirável (PM2,5). Além disso, remove gases nocivos como o dióxido de azoto (NO2), ozono (O3), compostos de enxofre e compostos orgânicos voláteis como o formaldeído e o amoníaco (NH3).

No caso do ar estar extremamente poluído, como num engarrafamento de trânsito ou durante a passagem através de túneis, será activado um filtro HEPA de alta eficiência para partículas ultra-finas inferiores a 0,1 de um mícron, assegurando a mais alta protecção contra a qualidade crítica do ar ambiente.

PALAVRAS-CHAVE