Ver todas

Back

Marelli divulga planos para alcançar neutralidade carbónica

3 Dezembro, 2021

A Marelli anunciou o compromisso de atingir a neutralidade de carbono nas suas operações até 2030.

O objectivo, que é uma parte fundamental do compromisso mais amplo da empresa e da transição para a construção de um negócio sustentável, será alcançado através de uma série de várias medidas destinadas a minimizar o consumo de energia, assegurar a utilização de energias renováveis e neutralizar as restantes emissões inevitáveis.

Para além das metas ambientais e de redução de CO2 que a empresa estabeleceu na sua estratégia a médio prazo, esta nova etapa define um objectivo mais ambicioso e planos específicos para o alcançar. As acções reduzirão as emissões de gases com efeito de estufa de fontes directas detidas ou controladas directamente pela empresa, bem como as emissões indirectas de energia adquirida e utilizada pela organização.

Antes de mais, a empresa irá atingir este objectivo através da redução do consumo de energia e das emissões relacionadas através da implementação contínua do “Eficiência Energética Monozukuri”. A “Eficiência Energética Monozukuri” foi introduzida nos últimos anos e consiste numa série de estratégias e actividades directamente destinadas a reduzir a utilização de energia nas fábricas, incluindo a introdução de equipamento de alta eficiência e poupança de energia, bem como actividades de melhoramento, tais como a racionalização das linhas de operação nos locais de produção. Dentro deste fluxo de actividades, serão tomadas outras acções para minimizar o consumo de energia nas nossas instalações, concentrando-se na melhoria da utilização eficiente dos serviços públicos, e nos nossos processos, com a introdução de equipamento e maquinaria novos e ainda mais eficientes.

Outra parte importante da estratégia é o compromisso de assegurar que 100% da energia eléctrica utilizada nas operações seja proveniente de fontes renováveis ou seja neutralizada através de créditos de carbono certificados: a ênfase será dada à energia fotovoltaica e eólica. As energias renováveis serão auto-geradas, através do desenvolvimento de sistemas no local, ou adquiridas através de contratos específicos certificados, tais como acordos de aquisição de energia e contratos de fornecimento verde.

Finalmente, quaisquer emissões residuais que não possam ser capturadas no âmbito dos nossos esforços primários serão neutralizadas através da participação em projectos de carbono certificados em todo o mundo. A empresa continuará também a monitorizar as novas tecnologias e soluções renováveis destinadas à descarbonização, que podem ajudar Marelli a alcançar os seus objectivos.

PALAVRAS-CHAVE