Ver todas

Back

Marelli Motorsport lança primeiro módulo elétrico dedicado ao desporto motorizado

9 Março, 2021
438 Visualizações

A Marelli Motorsport lançou o primeiro módulo elétrico dedicado ao automobilismo, para aplicações com tração elétrica e híbrida.

Este módulo foi totalmente desenvolvido nas instalações da Marelli em Corbetta, Itália, fabricado com tecnologia de silício carbono (SiC) e utilizou uma nova solução para a sua refrigeração.

O novo módulo denominado EDI (Enhanced Direct-cooling Inverter), foi desenvolvido pela Marelli Motorsport com o Fraunhofer Institute for Reliability and Microintegration IZM e é caracterizado por um desenho estrutural que reduz drasticamente a resistência térmica entre os componentes do módulo SiC e o líquido refrigerante.

O resultado é um módulo de energia extremamente compacto, que pode aproveitar ao máximo os benefícios de eficiência do silício-carbono. Em comparação com outros módulos baseados em silício, a nova tecnologia permite eficiências de conversão de até 99,5%, uma redução de 50% no tamanho e peso e uma dissipação de calor 50% maior no sistema de refrigeração.

Riccardo De Filippi, vice-presidente sénior e CEO da Marelli Motorsport afirmou: “Estar na vanguarda das tecnologias do automobilismo exige uma vocação contínua para a inovação, também baseada na busca contínua por materiais e soluções mais eficientes. Na Marelli Motorsport, a nossa missão é promover avanços tecnológicos que podem primeiro ser decisivos na competição e ao mesmo tempo permitir uma nova geração de tecnologias para os veículos do futuro. Especificamente, no campo da motricidade elétrica, podemos contar com a nossa vasta experiência como pioneiros em soluções de ponta para F1 e Fórmula E, bem como pioneiros no uso de tecnologias baseadas em carbono de silício (Sic).

PALAVRAS-CHAVE