Segundo dados da ACAP, hoje divulgados, o mercado automóvel em Portugal continua em queda, que para já se situa nos 2,9% neste primeiros 11 meses do ano, face a igual período de 2018.
Em novembro de 2019 foram matriculados, pelas marcas de automóveis, 19.533 veículos automóveis, ou seja, menos 1,3% do que em igual mês do ano anterior. De janeiro a novembro de 2019, foram colocados em circulação 245.130 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 2,9%.
Por categorias e tipos de veículos observou-se a seguinte evolução do número de unidades matriculadas no nosso país:
- Automóveis Ligeiros de Passageiros
No mês de Novembro de 2019 foram matriculados em Portugal 16.400 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 5,8 por cento do que no mês homólogo do ano anterior. Nos onze meses de 2019 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 206.073 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 2,9 por cento relativamente a período homólogo de 2018.
- Veículos Ligeiros de Mercadorias
O mercado de ligeiros de mercadorias registou-se, no décimo primeiro mês de 2019, uma evolução igualmente desfavorável, tendo decrescido 24,8 por cento face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2.842 unidades matriculadas. Em termos acumulados o mercado atingiu 33.915 unidades, o que representou um decréscimo de 3,8 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
- Veículos Pesados
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Novembro de 2019 verificou-se uma queda de 43,3 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 291 veículos desta categoria. No acumulado do ano de 2019 as matrículas totalizaram 5.142 unidades, o que representou uma queda do mercado de 0,9 por cento relativamente ao período homólogo de 2018.
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||||
Novembro | Janeiro – Novembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 2046 | 1918 | 6,7 | 12,48 | 12,37 | 26843 | 29300 | -8,4 | 13,03 | 13,81 |
Peugeot | 1920 | 1614 | 19,0 | 11,71 | 10,41 | 22058 | 21259 | 3,8 | 10,70 | 10,02 |
Mercedes-Benz | 1305 | 1267 | 3,0 | 7,96 | 8,17 | 15419 | 15056 | 2,4 | 7,48 | 7,10 |
Fiat | 1058 | 592 | 78,7 | 6,45 | 3,82 | 13497 | 13333 | 1,2 | 6,55 | 6,28 |
Citroën | 807 | 958 | -15,8 | 4,92 | 6,18 | 13214 | 11929 | 10,8 | 6,41 | 5,62 |
BMW | 1318 | 1036 | 27,2 | 8,04 | 6,68 | 12655 | 12822 | -1,3 | 6,14 | 6,04 |
Seat | 861 | 651 | 32,3 | 5,25 | 4,20 | 10374 | 9162 | 13,2 | 5,03 | 4,32 |
Volkswagen | 735 | 796 | -7,7 | 4,48 | 5,14 | 9835 | 11727 | -16,1 | 4,77 | 5,53 |
Opel | 515 | 700 | -26,4 | 3,14 | 4,52 | 9797 | 12094 | -19,0 | 4,75 | 5,70 |
Nissan | 575 | 1071 | -46,3 | 3,51 | 6,91 | 9195 | 13169 | -30,2 | 4,46 | 6,21 |
Toyota | 772 | 736 | 4,8 | 4,70 | 4,75 | 8994 | 9370 | -4,0 | 4,36 | 4,42 |
Ford | 576 | 663 | -13,1 | 3,51 | 4,28 | 8331 | 8852 | -5,9 | 4,04 | 4,17 |
Dacia | 571 | 598 | -4,5 | 3,48 | 3,86 | 5863 | 5828 | 0,6 | 2,85 | 2,75 |
Hyundai | 561 | 330 | 70,0 | 3,42 | 2,13 | 5765 | 4302 | 34,0 | 2,80 | 2,03 |
Volvo | 514 | 535 | -3,9 | 3,13 | 3,45 | 4935 | 4531 | 8,9 | 2,39 | 2,14 |
Kia | 333 | 305 | 9,2 | 2,03 | 1,97 | 4867 | 5285 | -7,9 | 2,36 | 2,49 |
Audi | 272 | 179 | 52,0 | 1,66 | 1,15 | 3426 | 4621 | -25,9 | 1,66 | 2,18 |
Smart | 300 | 258 | 16,3 | 1,83 | 1,66 | 3052 | 2960 | 3,1 | 1,48 | 1,40 |
Mitsubishi | 110 | 203 | -45,8 | 0,67 | 1,31 | 2724 | 2330 | 16,9 | 1,32 | 1,10 |
Mazda | 196 | 187 | 4,8 | 1,20 | 1,21 | 2407 | 2272 | 5,9 | 1,17 | 1,07 |
MINI | 169 | 228 | -25,9 | 1,03 | 1,47 | 2405 | 2811 | -14,4 | 1,17 | 1,33 |
Tesla* | 56 | n/d | — | 0,34 | — | 1677 | n/d | — | 0,81 | — |
Jeep | 274 | 89 | 207,9 | 1,67 | 0,57 | 1650 | 1373 | 20,2 | 0,80 | 0,65 |
Skoda | 163 | 160 | 1,9 | 0,99 | 1,03 | 1570 | 1628 | -3,6 | 0,76 | 0,77 |
Honda | 60 | 121 | -50,4 | 0,37 | 0,78 | 1309 | 1739 | -24,7 | 0,64 | 0,82 |
Jaguar | 64 | 47 | 36,2 | 0,39 | 0,30 | 794 | 777 | 2,2 | 0,39 | 0,37 |
Porsche* | 90 | 12 | 650,0 | 0,55 | — | 709 | 219 | 223,7 | 0,34 | — |
DS | 59 | 42 | 40,5 | 0,36 | 0,27 | 582 | 658 | -11,6 | 0,28 | 0,31 |
Land Rover | 32 | 72 | -55,6 | 0,20 | 0,46 | 549 | 699 | -21,5 | 0,27 | 0,33 |
Alfa Romeo | 21 | 35 | -40,0 | 0,13 | 0,23 | 536 | 1066 | -49,7 | 0,26 | 0,50 |
Lexus | 39 | 46 | -15,2 | 0,24 | 0,30 | 488 | 521 | -6,3 | 0,24 | 0,25 |
Suzuki | 25 | 46 | -45,7 | 0,15 | 0,30 | 412 | 351 | 17,4 | 0,20 | 0,17 |
Ferrari | 3 | 1 | 200,0 | 0,02 | 0,01 | 26 | 21 | 23,8 | 0,01 | 0,01 |
Alpine | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,02 | 24 | 13 | 84,6 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 23 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Bentley | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,01 | 20 | 15 | 33,3 | 0,01 | 0,01 |
Lamborghini | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 19 | 7 | 171,4 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 17 | 36 | -52,8 | 0,01 | 0,02 |
Aston Martin | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 6 | 10 | -40,0 | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 16 400 | 15 500 | 5,8 | 100,00 | 100,00 | 206 073 | 212 146 | -2,9 | 100,00 | 100,00 |
n/d – Informação não disponível | ||||||||||
* – Não inclui a totalidade das matrículas Porsche nem as matrículas Tesla em 2018. | ||||||||||
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS LIGEIROS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Novembro | Janeiro – Novembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 518 | 849 | -39,0 | 18,23 | 22,47 | 7167 | 7406 | -3,2 | 21,13 | 21,01 |
Peugeot | 420 | 743 | -43,5 | 14,78 | 19,66 | 6439 | 6111 | 5,4 | 18,99 | 17,34 |
Citroën | 237 | 603 | -60,7 | 8,34 | 15,96 | 4305 | 5601 | -23,1 | 12,69 | 15,89 |
Fiat | 333 | 340 | -2,1 | 11,72 | 9,00 | 3497 | 3360 | 4,1 | 10,31 | 9,53 |
Ford | 325 | 207 | 57,0 | 11,44 | 5,48 | 2182 | 2433 | -10,3 | 6,43 | 6,90 |
Opel | 160 | 170 | -5,9 | 5,63 | 4,50 | 1950 | 1579 | 23,5 | 5,75 | 4,48 |
Mercedes-Benz | 157 | 141 | 11,3 | 5,52 | 3,73 | 1551 | 1317 | 17,8 | 4,57 | 3,74 |
Toyota | 127 | 198 | -35,9 | 4,47 | 5,24 | 1262 | 1616 | -21,9 | 3,72 | 4,58 |
Iveco | 137 | 108 | 26,9 | 4,82 | 2,86 | 1139 | 1212 | -6,0 | 3,36 | 3,44 |
Volkswagen | 107 | 95 | 12,6 | 3,76 | 2,51 | 1016 | 1194 | -14,9 | 3,00 | 3,39 |
Mitsubishi | 79 | 98 | -19,4 | 2,78 | 2,59 | 977 | 1101 | -11,3 | 2,88 | 3,12 |
Isuzu | 73 | 62 | 17,7 | 2,57 | 1,64 | 743 | 646 | 15,0 | 2,19 | 1,83 |
FUSO | 70 | 60 | 16,7 | 2,46 | 1,59 | 621 | 571 | 8,8 | 1,83 | 1,62 |
Nissan | 58 | 60 | -3,3 | 2,04 | 1,59 | 541 | 432 | 25,2 | 1,60 | 1,23 |
Dacia | 34 | 25 | 36,0 | 1,20 | 0,66 | 273 | 291 | -6,2 | 0,80 | 0,83 |
Jeep | 5 | 0 | — | 0,18 | 0,00 | 109 | 0 | — | 0,32 | 0,00 |
Hyundai | 1 | 11 | -90,9 | 0,04 | 0,29 | 81 | 285 | -71,6 | 0,24 | 0,81 |
MAN | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,21 | 60 | 65 | -7,7 | 0,18 | 0,18 |
Piaggio | 1 | 0 | — | 0,04 | 0,00 | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Kia | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,03 | 0 | 26 | -100,0 | 0,00 | 0,07 |
Total | 2 842 | 3 779 | -24,8 | 100,00 | 100,00 | 33 915 | 35 246 | -3,8 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Novembro | Janeiro – Novembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Scania | 38 | 74 | -48,6 | 14,07 | 16,52 | 942 | 869 | 8,4 | 20,65 | 18,45 |
DAF | 12 | 31 | -61,3 | 4,44 | 6,92 | 782 | 650 | 20,3 | 17,15 | 13,80 |
Mercedes-Benz | 43 | 66 | -34,8 | 15,93 | 14,73 | 618 | 745 | -17,0 | 13,55 | 15,81 |
Volvo | 46 | 53 | -13,2 | 17,04 | 11,83 | 561 | 560 | 0,2 | 12,30 | 11,89 |
Renault | 25 | 47 | -46,8 | 9,26 | 10,49 | 507 | 622 | -18,5 | 11,12 | 13,20 |
MAN | 45 | 75 | -40,0 | 16,67 | 16,74 | 490 | 520 | -5,8 | 10,74 | 11,04 |
Iveco | 24 | 56 | -57,1 | 8,89 | 12,50 | 338 | 434 | -22,1 | 7,41 | 9,21 |
Fuso | 27 | 34 | -20,6 | 10,00 | 7,59 | 201 | 189 | 6,3 | 4,41 | 4,01 |
Isuzu | 10 | 8 | 25,0 | 3,70 | 1,79 | 113 | 108 | 4,6 | 2,48 | 2,29 |
Volkswagen | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,67 | 8 | 3 | 166,7 | 0,18 | 0,06 |
Fiat | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 2 | -50,0 | 0,02 | 0,04 |
MAN-VW | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,17 |
Opel | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,22 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,02 |
Total | 270 | 448 | -39,7 | 100,00 | 100,00 | 4 561 | 4 711 | -3,2 | 100,00 | 100,00 |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Novembro | Janeiro – Novembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
MAN | 6 | 14 | -57,1 | 28,57 | 21,54 | 268 | 183 | 46,4 | 46,13 | 38,36 |
Mercedes-Benz | 3 | 38 | -92,1 | 14,29 | 58,46 | 93 | 106 | -12,3 | 16,01 | 22,22 |
Iveco | 7 | 4 | 75,0 | 33,33 | 6,15 | 59 | 56 | 5,4 | 10,15 | 11,74 |
Scania | 1 | 0 | — | 4,76 | 0,00 | 44 | 35 | 25,7 | 7,57 | 7,34 |
Atomic | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 42 | 0 | — | 7,23 | 0,00 |
Volvo | 2 | 0 | — | 9,52 | 0,00 | 28 | 26 | 7,7 | 4,82 | 5,45 |
Renault | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 4,62 | 19 | 39 | -51,3 | 3,27 | 8,18 |
Caetano | 0 | 6 | -100,0 | 0,00 | 9,23 | 16 | 8 | 100,0 | 2,75 | 1,68 |
Ford | 1 | 0 | — | 4,76 | 0,00 | 5 | 8 | -37,5 | 0,86 | 1,68 |
Opel | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 4 | 3 | 33,3 | 0,69 | 0,63 |
Setra | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 1 | 100,0 | 0,34 | 0,21 |
Ferqui | 1 | 0 | — | 4,76 | 0,00 | 1 | 1 | 0,0 | 0,17 | 0,21 |
Neoplan | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 2,10 |
Fiat | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,21 |
Total | 21 | 65 | -67,7 | 100,00 | 100,00 | 581 | 477 | 21,8 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |