Já está disponível em Portugal, nos modelos CX-30 e 3, o novo motor Mazda 2.0 Skyactiv-X, que apresenta uma nova mecânica a gasolina que explorar os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel.
Após a introdução das tecnologias Skyactiv no mercado, em 2012, então divididas por motores a gasolina e diesel mais convencionais, chega agora o novo e revolucionário motor Skyactiv-X. Com uma cilindrada de 2,0 litros, traduz-se na primeira unidade a gasolina de produção do mundo a explorar os benefícios da ignição por compressão dos motores diesel. Representa, também, o segundo passo da Mazda rumo ao desenvolvimento do motor de combustão interna ideal.
O motor Skyactiv-X integra o revolucionário sistema SPCCI da Mazda (Ignição por Compressão Controlada por Faísca)[1], um novo e radical conceito de engenharia que permite ao motor alternar, sem que seja perceptível ao utilizador, entre a ignição por faísca convencional e a combustão através de ignição por compressão.
No modo SPCCI, um processo de injecção dividido cria zonas separadas de mistura ar/combustível no interior da câmara de combustão. Aquando da abertura das válvulas, é injectada uma mistura de ar e combustível muito pobre na câmara de combustão, seguindo-se a compressão, altura em que uma zona precisa em redor do topo da vela se vê injectada de combustível atomizado. Feito directamente no topo da vela de ignição, esse processo dá origem a um núcleo mais rico, pelo que quando se dá a faísca, este núcleo de combustível e ar inflama, aumentando a pressão na câmara de combustão a um ponto que permite que a tal mistura mais pobre entre rapidamente em combustão.
Permitindo que o motor opere, durante um período significativo de tempo, num modo muito eficiente, o SPCCI opera em quase todas as faixas de operação do motor, excepto no arranque a frio, nas fases iniciais de aquecimento e em cargas muito elevadas. Nestas circunstâncias, o motor alterna, uma vez mais, sem que tal se torne perceptível ao condutor, para um funcionamento normal, inflamando uma convencional mistura de ar e combustível estequiométrica com um rácio de 14.7:1.
Combinando a elevada performance de rotações de um motor a gasolina com a economia, binário e resposta imediata de um bloco diesel, o bloco Skyactiv-X gera diferentes benefícios: uma resposta excelente e uma condução sem esforço, uma sensação de rotação livre, suavidade, consumos reais combinados com um bom desempenho em termos de emissões. Com evoluções especialmente significativas a baixas rotações do motor, regista, também, melhorias nos consumos, médios e instantâneos, ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2 e NOX.
O bloco 2.0 Skyactiv-X disponibiliza 180 cv às 6,000 rpm e um binário máximo de 224 Nm às 3.000 rpm. O binário é cerca de 10 por cento maior do que o originado pelo motor 2.0 Skyactiv-G[2], e a faixa de baixos consumos vê-se significativamente expandida face à mesma unidade.
Certificado com a norma Euro 6d, quando associado ao novo Mazda3 (HB), regista um consumo de combustível entre os 5,4 e os 6,9 l/100 km e emissões de CO2 entre os 122 e os 157 g/km. No novo Mazda CX-30, os consumos vão dos 6,9 aos 7,0 l/100 km e as emissões de CO2 situam-se entre os 133 e os 160 g/km (valores combinados, segundo a norma WLTP).
[1] SPCCI – Spark Controlled Compression Ignition no original.
[2] Mazda3 MY2018 com motor Skyactiv-G 2.0 sem desactivação de cilindros e Mazda M Hybrid.