Ver todas

Back

Mecraft: A experiência que vem de trás

13 Abril, 2020

A Mecraft é uma nova oficina independente, com raízes no pós-venda oficial de um concessionário, estando localizada numa das principais entradas do Parque Industrial de Coimbrões em Viseu.

TEXTO PAULO HOMEM

Com uma longa vida profissional ligada a um concessionário da Ford na região de Viseu, onde desempenhou diversas funções, Paulo Prata passou pela receção do pós-venda e pelo departamento de peças, onde acumulou uma série de competências ligadas não só à mecânica mas também ao setor da colisão, que assim juntou às competências na área administrativa. Mais recentemente, passou por outro novo projeto ligado à Ford e à parte oficinal, também em Viseu, mas por vicissitudes internas, acabado por não dar continuidade a esse projeto.

Como a experiência adquirida era grande, Paulo Prata decide então que estava no momento de lançar o seu próprio projeto, que junta a oficina e as peças. “No início este projeto foi visto como uma escapatória e não tanto como uma oportunidade”, começou por referir o gerente da Mecraft, depois de explicar muito do seu trajeto profissional de 27 anos dentro do setor automóvel e, mais concretamente, dentro do pós-venda, onde na realidade fez de tudo (processar garantias, gerir reclamações, chefe de oficina, receção, etc).

Com um conceito oficinal presente na sua mente, Paulo Prata refere que “pretendemos fazer mecânica em geral na Mecraft, se bem que o espaço disponível não nos permite para já montar o projeto na totalidade, que passará também no futuro, se possível, por uma unidade de chapa e pintura”.

Trazendo consigo uma enorme carteira de clientes, muitos deles clientes da extinta empresa onde fez grande parte da sua carreia e com os quais se relacionou profissionalmente durante muito anos, a verdade é que a Mecraft pretende ser uma oficina multimarca e multisserviço. “Não nego que haverá uma maior especialização em Ford, por via do meu histórico, mas a nossa aposta é poder trabalhar a multimarca”, refere Paulo Prata.

Também por isso, ao nível do projeto de peças, a aposta da Mecraft foi nas peças multimarca Omnicraft, que mais não é do que uma gama de peças trabalhada pelos concessionários Ford, destinadas sobretudo à reparação multimarca. “Temos excelentes referências dos produtos Omnicraft, que conseguem aliar qualidade para uma oferta multimarca a um preço muito competitivo face a outras ofertas de peças equivalentes às originais”, refere o gerente da Mecraft, explicando que “será também uma forma de me poder diferenciar da concorrência e ter uma oferta exclusiva de peças pelo menos aqui nesta zona”.

Considerando a relação qualidade / preço, ao nível das peças, como fator primordial, a verdade é que Paulo Prata diz que é “muito exigente em termos de qualidade das peças, fruto da minha experiência. Apenas trabalhamos com material que nos dê confiança e que tenha garantia”.
Não tendo ainda serviço de pneus nem de colisão, a verdade é que Paulo Prata pretende que a Mecraft possa assumir toda a tipologia de serviços perante o cliente, recorrendo se necessário a algumas parcerias estabelecidas.

A Mecraft tem o seu edifício numa das principais entradas do Parque Industrial de Coimbrões em Viseu, realçando Paulo Prata a importância deste espaço e da sua localização estratégica (propositadamente escolhida pelo gerente desta oficina). “Estamos numa zona empresarial e por isso pretendemos dinamizar algumas parcerias com empresas e embora estejamos numa fase inicial, sentimos que temos capacidade para trabalhar com todo o tipo de clientes e com todo o tipo de automóveis”, afirma o responsável da Mecraft.

Não menos estratégica é a limpeza da oficina. Pretende Paulo Prata que a imagem que se passa para os clientes seja também um fator diferenciador, nomeadamente tendo em conta que muitos clientes são senhoras. “Temos um cuidado extremo na limpeza da oficina e na arrumação da mesma. Se queremos receber bem o cliente e prestar-lhe um bom serviço esses aspetos são essenciais. No fundo é uma exigência minha”, refere o mesmo gerente desta oficina.

Apesar de ter estudado a hipótese de juntar a um conceito oficinal, Paulo Prata preferiu apostar numa oficina totalmente independente, argumentando que “não me interessa pagar para ter uma imagem. Para isso, pretendo ser eu mesmo a fazer a imagem da minha oficina, com as ideias que tenho para ela, sempre com preços competitivos e serviços de qualidade”.

Perspetivando o futuro, Paulo Prata, pretende incorporar nas suas instalações cada vez mais serviços, até porque diz que “aquilo que pretendemos disponibilizar ao cliente vais mais além do que aquilo que podemos oferecer neste momento”.

Para terminar, quando questionado sobre o que poderá fazer para fidelizar o cliente, Paulo Prata refere que “é muito importante fazer bem à primeira e praticar preços competitivos, para que se gere confiança e assim poder vir a ter o cliente novamente na nossa oficina”.

Mecraft
Viseu
Paulo Prata
232 488 042
geral@mecraft.ptprincipais

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 46, de julho de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE