A Mahle Aftermarket é um dos primeiros fabricantes a receber a aprovação oficial da Physikalisch-Technische Bundesanstalt para o seu medidor de partículas PMU 400.
Será obrigatório um dispositivo aprovado para testes de emissões em veículos diesel Euro 6 na Alemanha a partir de julho de 2023. O PMU 400 está disponível como uma única unidade ou como uma adição às séries Mahle EmissionPRO e BrainBee Emission Line. “Estamos preparados para a reintrodução da medição de partículas no tubo de escape. Apesar de cadeias de fornecimento apertadas, o PMU 400 está disponível imediatamente e em quantidades suficientes”, afirmou Olaf Henning, membro do Mahle Executive Board e responsável pela divisão Aftermarket da empresa.
O PMU 400 caracteriza-se por longos intervalos de manutenção. Com a contagem de partículas de condensação (tecnologia CPC) utilizada, as nanopartículas individuais no fluxo de gases de escape podem ser medidas com precisão mesmo a baixas concentrações. A amostra retirada do tubo de exaustão pode ser diluída duzentas vezes com ar limpo. Isto minimiza os depósitos de partículas e sujidade nas partes mais sensíveis do medidor. Além disso, a tecnologia CPC permite a determinação precisa do número de partículas nos gases de escape dos motores a gasolina que contêm apenas partículas mínimas.
Para motores a gasolina, a contagem de partículas no contexto dos ensaios de gases de escape ainda não é obrigatória, mas uma introdução já está a ser discutida. Por conseguinte, a Mahle recomenda que as oficinas adquiram um dispositivo baseado em CPC desde o início, em vez de confiarem na tecnologia de carregamento por difusão (DC) ligeiramente mais barata. A fim de facilitar a entrada na classe profissional à prova de futuro para as oficinas, a Mahle assegurou uma relação preço-desempenho particularmente boa para o PMU 400 e também oferece modelos de leasing atractivos.