Segundo dados hoje divulgados pela ACAP, o mercado automóvel de veículos novos em Portugal teve um decréscimo de 2% em 2019 face ao ano de 2018, isto após um mês de dezembro em que o crescimento das matrículas foi de 9,8% face a período homólogo.
Em 2019 foram comercializados em Portugal 267.828 veículos novos, o que representa que o mercado decresceu 2%, o que sucedeu em todas as categorias: passageiros (-2%), ligeiros de mercadorias (-2,1%) e pesados (-1,2%).
MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias) | ||||||||||
Dezembro | Janeiro – Dezembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 2171 | 1915 | 13,4 | 12,25 | 11,83 | 29014 | 31215 | -7,1 | 12,96 | 13,67 |
Peugeot | 1610 | 1718 | -6,3 | 9,08 | 10,62 | 23668 | 22977 | 3,0 | 10,58 | 10,06 |
Mercedes-Benz | 1142 | 1408 | -18,9 | 6,44 | 8,70 | 16561 | 16464 | 0,6 | 7,40 | 7,21 |
Fiat | 1572 | 572 | 174,8 | 8,87 | 3,54 | 15069 | 13905 | 8,4 | 6,73 | 6,09 |
Citroën | 793 | 880 | -9,9 | 4,47 | 5,44 | 14007 | 12809 | 9,4 | 6,26 | 5,61 |
BMW | 1283 | 991 | 29,5 | 7,24 | 6,12 | 13938 | 13813 | 0,9 | 6,23 | 6,05 |
Seat | 928 | 445 | 108,5 | 5,24 | 2,75 | 11302 | 9607 | 17,6 | 5,05 | 4,21 |
Volkswagen | 536 | 680 | -21,2 | 3,02 | 4,20 | 10371 | 12407 | -16,4 | 4,63 | 5,43 |
Nissan | 1038 | 1904 | -45,5 | 5,86 | 11,77 | 10233 | 15073 | -32,1 | 4,57 | 6,60 |
Opel | 409 | 607 | -32,6 | 2,31 | 3,75 | 10206 | 12701 | -19,6 | 4,56 | 5,56 |
Toyota | 651 | 672 | -3,1 | 3,67 | 4,15 | 9645 | 10042 | -4,0 | 4,31 | 4,40 |
Ford | 684 | 676 | 1,2 | 3,86 | 4,18 | 9015 | 9528 | -5,4 | 4,03 | 4,17 |
Dacia | 685 | 680 | 0,7 | 3,86 | 4,20 | 6548 | 6508 | 0,6 | 2,93 | 2,85 |
Hyundai | 379 | 303 | 25,1 | 2,14 | 1,87 | 6144 | 4605 | 33,4 | 2,75 | 2,02 |
Volvo | 385 | 557 | -30,9 | 2,17 | 3,44 | 5320 | 5088 | 4,6 | 2,38 | 2,23 |
Kia | 399 | 337 | 18,4 | 2,25 | 2,08 | 5266 | 5622 | -6,3 | 2,35 | 2,46 |
Smart | 1019 | 245 | 315,9 | 5,75 | 1,51 | 4071 | 3205 | 27,0 | 1,82 | 1,40 |
Audi | 270 | 230 | 17,4 | 1,52 | 1,42 | 3696 | 4851 | -23,8 | 1,65 | 2,12 |
Mazda | 665 | 202 | 229,2 | 3,75 | 1,25 | 3072 | 2474 | 24,2 | 1,37 | 1,08 |
Mitsubishi | 86 | 247 | -65,2 | 0,49 | 1,53 | 2810 | 2577 | 9,0 | 1,26 | 1,13 |
MINI | 168 | 192 | -12,5 | 0,95 | 1,19 | 2573 | 3003 | -14,3 | 1,15 | 1,32 |
Tesla* | 302 | n/d | — | 1,70 | — | 1979 | n/d | — | 0,88 | — |
Jeep | 151 | 76 | 98,7 | 0,85 | 0,47 | 1801 | 1449 | 24,3 | 0,80 | 0,63 |
Skoda | 74 | 164 | -54,9 | 0,42 | 1,01 | 1644 | 1792 | -8,3 | 0,73 | 0,78 |
Honda | 79 | 93 | -15,1 | 0,45 | 0,57 | 1388 | 1832 | -24,2 | 0,62 | 0,80 |
Jaguar | 56 | 74 | -24,3 | 0,32 | 0,46 | 850 | 851 | -0,1 | 0,38 | 0,37 |
Porsche* | 40 | 41 | -2,4 | 0,23 | — | 749 | 260 | 188,1 | 0,33 | — |
DS | 25 | 63 | -60,3 | 0,14 | 0,39 | 607 | 721 | -15,8 | 0,27 | 0,32 |
Land Rover | 33 | 71 | -53,5 | 0,19 | 0,44 | 582 | 770 | -24,4 | 0,26 | 0,34 |
Alfa Romeo | 16 | 36 | -55,6 | 0,09 | 0,22 | 552 | 1102 | -49,9 | 0,25 | 0,48 |
Lexus | 21 | 39 | -46,2 | 0,12 | 0,24 | 509 | 560 | -9,1 | 0,23 | 0,25 |
Suzuki | 53 | 58 | -8,6 | 0,30 | 0,36 | 465 | 409 | 13,7 | 0,21 | 0,18 |
Ferrari | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,01 | 26 | 23 | 13,0 | 0,01 | 0,01 |
Iveco | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 | 25 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Alpine | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 0,01 | 24 | 14 | 71,4 | 0,01 | 0,01 |
Bentley | 1 | 2 | -50,0 | 0,01 | 0,01 | 21 | 17 | 23,5 | 0,01 | 0,01 |
Lamborghini | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 19 | 7 | 171,4 | 0,01 | 0,00 |
Maserati | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 17 | 36 | -52,8 | 0,01 | 0,02 |
Aston Martin | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 6 | 10 | -40,0 | 0,00 | 0,00 |
Man | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,00 | 0,00 |
Total | 17 726 | 16 181 | 9,5 | 100,00 | 100,00 | 223 799 | 228 327 | -2,0 | 100,00 | 100,00 |
n/d – Informação não disponível | ||||||||||
* – Não inclui a totalidade das matrículas Porsche nem as matrículas Tesla em 2018. | ||||||||||
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |
MATRICULAS DE VEÍCULOS LIGEIROS DE MERCADORIAS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Dezembro | Janeiro – Dezembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Renault | 826 | 995 | -17,0 | 18,20 | 24,65 | 7993 | 8401 | -4,9 | 20,79 | 21,39 |
Peugeot | 936 | 573 | 63,4 | 20,62 | 14,20 | 7375 | 6684 | 10,3 | 19,18 | 17,02 |
Citroën | 741 | 585 | 26,7 | 16,33 | 14,49 | 5046 | 6186 | -18,4 | 13,12 | 15,75 |
Fiat | 375 | 382 | -1,8 | 8,26 | 9,46 | 3872 | 3742 | 3,5 | 10,07 | 9,53 |
Ford | 284 | 247 | 15,0 | 6,26 | 6,12 | 2466 | 2680 | -8,0 | 6,41 | 6,82 |
Opel | 251 | 146 | 71,9 | 5,53 | 3,62 | 2201 | 1725 | 27,6 | 5,72 | 4,39 |
Mercedes-Benz | 140 | 192 | -27,1 | 3,08 | 4,76 | 1691 | 1509 | 12,1 | 4,40 | 3,84 |
Toyota | 259 | 262 | -1,1 | 5,71 | 6,49 | 1521 | 1878 | -19,0 | 3,96 | 4,78 |
Iveco | 181 | 133 | 36,1 | 3,99 | 3,30 | 1320 | 1345 | -1,9 | 3,43 | 3,42 |
Volkswagen | 116 | 80 | 45,0 | 2,56 | 1,98 | 1132 | 1274 | -11,1 | 2,94 | 3,24 |
Mitsubishi | 113 | 118 | -4,2 | 2,49 | 2,92 | 1090 | 1219 | -10,6 | 2,83 | 3,10 |
Isuzu | 128 | 136 | -5,9 | 2,82 | 3,37 | 871 | 782 | 11,4 | 2,27 | 1,99 |
FUSO | 108 | 65 | 66,2 | 2,38 | 1,61 | 729 | 636 | 14,6 | 1,90 | 1,62 |
Nissan | 43 | 48 | -10,4 | 0,95 | 1,19 | 584 | 480 | 21,7 | 1,52 | 1,22 |
Dacia | 30 | 50 | -40,0 | 0,66 | 1,24 | 303 | 341 | -11,1 | 0,79 | 0,87 |
Jeep | 1 | 0 | — | 0,02 | 0,00 | 110 | 0 | — | 0,29 | 0,00 |
Hyundai | 4 | 18 | -77,8 | 0,09 | 0,45 | 85 | 303 | -71,9 | 0,22 | 0,77 |
MAN | 3 | 3 | 0,0 | 0,07 | 0,07 | 63 | 68 | -7,4 | 0,16 | 0,17 |
Piaggio | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 2 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Kia | 0 | 3 | -100,0 | 0,00 | 0,07 | 0 | 29 | -100,0 | 0,00 | 0,07 |
Total | 4 539 | 4 036 | 12,5 | 100,00 | 100,00 | 38 454 | 39 282 | -2,1 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). |
MATRICULAS DE VEÍCULOS PESADOS | ||||||||||
ROM – Representantes Oficiais de Marca | ||||||||||
Dezembro | Janeiro – Dezembro | |||||||||
Unidades | % | % no Mercado | Unidades | % | % no Mercado | |||||
2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | Var. | 2019 | 2018 | |
Scania | 96 | 42 | 128,6 | 22,17 | 9,23 | 1082 | 946 | 14,4 | 19,41 | 16,76 |
MAN | 39 | 59 | -33,9 | 9,01 | 12,97 | 797 | 762 | 4,6 | 14,30 | 13,50 |
DAF | 13 | 25 | -48,0 | 3,00 | 5,49 | 795 | 675 | 17,8 | 14,26 | 11,96 |
Mercedes-Benz | 58 | 132 | -56,1 | 13,39 | 29,01 | 769 | 983 | -21,8 | 13,79 | 17,42 |
Volvo | 50 | 68 | -26,5 | 11,55 | 14,95 | 639 | 654 | -2,3 | 11,46 | 11,59 |
Renault | 24 | 58 | -58,6 | 5,54 | 12,75 | 550 | 719 | -23,5 | 9,87 | 12,74 |
Iveco | 64 | 29 | 120,7 | 14,78 | 6,37 | 461 | 519 | -11,2 | 8,27 | 9,20 |
Fuso | 43 | 26 | 65,4 | 9,93 | 5,71 | 244 | 215 | 13,5 | 4,38 | 3,81 |
Isuzu | 29 | 16 | 81,3 | 6,70 | 3,52 | 142 | 124 | 14,5 | 2,55 | 2,20 |
Atomic | 7 | 0 | — | 1,62 | 0,00 | 49 | 0 | — | 0,88 | 0,00 |
Caetano | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 16 | 8 | 100,0 | 0,29 | 0,14 |
Ford | 8 | 0 | — | 1,85 | 0,00 | 13 | 8 | 62,5 | 0,23 | 0,14 |
Volkswagen | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 8 | 3 | 166,7 | 0,14 | 0,05 |
Opel | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 4 | 4 | 0,0 | 0,07 | 0,07 |
Setra | 2 | 0 | — | 0,46 | 0,00 | 4 | 1 | 300,0 | 0,07 | 0,02 |
Fiat | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 3 | -66,7 | 0,02 | 0,05 |
Ferqui | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 1 | 1 | 0,0 | 0,02 | 0,02 |
Neoplan | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 10 | -100,0 | 0,00 | 0,18 |
MAN-VW | 0 | 0 | — | 0,00 | 0,00 | 0 | 8 | -100,0 | 0,00 | 0,14 |
Total | 433 | 455 | -4,8 | 100,00 | 100,00 | 5 575 | 5 643 | -1,2 | 100,00 | 100,00 |
Origem: IMT (2018) e AT (2019). | ||||||||||
Fonte: ACAP |