A LD Auto há muito anos que reconstrói componentes para o setor automóvel, possuíndo uma larga experiência nessa área. Fernando Relva, CEO da LD Auto – Leiridiesel Group, diz que o mercado dos reconstruídos está em franco crescimento.
Quais os produtos e marcas de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam?
Na LD Auto reconstruímos bombas injetoras, bombas de alta pressão, injetores, unidades injetoras, turbos, caixas de velocidades e motores.
Reconstruímos e comercializamos as peças acima referidas de todas as marcas, ou seja, em injeção destacamos a Bosch, Delphi, Denso, VDO, Stanadyne e PEQ (nossa marca); em turbos, a Garrett, Borg Warner (KKK e Schwitzer) , IHI, Mitsubishi, Toyota e PEQ; Em caixas de velocidades e motores de todas as marcas.
Quais as principais características de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?
Os produtos reconstruídos que comercializamos são na sua maioria reconstruídos dentro da nossa organização.
É nossa estratégia reconstruir todas as peças que tenham conceito de reparação por parte do fabricante e que tenham aplicação no mercado português.
Um dos valores da nossa empresa é justamente a qualidade, critério do qual não abdicamos em nenhum dos nossos produtos.
Em termos de extensão de gama destacamos as 200 referências de bombas, 500 referências de injetores e 300 referências de turbos permanentemente em stock para servir rapidamente o nosso cliente.
Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?
No início deste ano lançámos um novo conceito de reparação / reconstrução – o Bosch Quality Scan (BQS). O BQS caracteriza-se por ser um conceito que tem como objetivo a identificação do produto reparado / reconstruído por uma oficina certificada Bosch e de acordo com todos os parâmetros Bosch. É aplicado apenas nas tecnologias Common Rail proporciona ao cliente mais informação, transparência e controlo bem como reforça a imagem de qualidade do trabalho da oficina Bosch diferenciando-a em relação a de outras oficinas.
Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
A oficina deve certificar-se que quem lhe está a fornecer o produto efetua as reparações / reconstruções apostando na qualidade e de acordo com todos os parâmetros do fabricante das peças.
Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
É um mercado em franco crescimento e desenvolvimento. Muitas empresas têm efetuado investimentos consideráveis tanto em equipamentos, software, formação para que as peças reconstruídas ofereçam uma garantia de qualidade a um preço competitivo e justo que as tornam a melhor opção para o cliente.
Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
O produto avariado ao ser recuperado e reconstruído constitui uma grande vantagem para o seu utilizador uma vez que se consegue um produto de qualidade a um preço mais convidativo que o de uma peça nova. Por outro lado estamos a contribuir para uma reciclagem de material logo estamos a ser mais amigos do ambiente e a contribuir para uma maior sustentabilidade.
Ao conseguirmos uma peça com preço mais apetecível o mercado vai procura-la e existindo procura começa também a oferta a crescer.
Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?
Claro que sim. As peças reconstruídas podem claramente garantir a mesma performance de uma peça nova. As peças por nós reconstruídas seguem todos os procedimentos dos fabricantes tanto ao nível de substituição de peças como ao nível de teste e parametrização Electrónica.
Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
No caso das peças reconstruídas através de processos de controlo da qualidade e seguindo as regras de reparação dos fabricantes.