Ver todas

Back

“Mercado de pneus de turismo em Portugal caiu cerca de 2%”, Sara Miñambres, Goodyear

2 Fevereiro, 2018

Foi um ano de 2017 intenso para a Godyear e em 2018 não o será menos, onde existirão muitos noidades, como explicou à revista PÓS-VENDA, Sara Miñambres, responsável de comunicação da Goodyear Dunlop Tires Iberia.

Qual o balanço que faz do ano de 2017 para a sua empresa?
A Goodyear faz um balanço positivo da sua atividade em 2017, ano em que ganhamos quota nos principais segmentos de mercado, como o de altas prestações e o 4×4/SUV. Num mercado muito competitivo, os preços das matérias primas tiveram grande impacto no setor dos pneus, mais do que o inicialmente esperado.

Que principais investimentos foram feitos em 2017?
Como empresa líder em inovação no seio da indústria global de pneus, na Goodyear consideramos que o investimento em tecnologia deve ser uma prioridade. O nosso objetivo é oferecer serviços e fabricar produtos inteligentes e conectados, que deem resposta às futuras gerações de veículos e modelos de negócio. Por isso, ao longo de 2017, anunciamos:

  • A abertura, em Sillicon Valley, de um novo centro de inovação que se concentrará na experimentação com os fabricantes de automóveis e startups. Trata-se de uma extensão da rede global de laboratórios de inovação da empresa, que inclui centros de inovação, de desenvolvimento e pistas destinadas a testes de pneus em todo o mundo. A rede inclui, também, parcerias para a inovação com inúmeros clientes, fornecedores, governos e universidades.
  • a aquisição da Ventech Systems GmbH, líder em tecnologia de inspeção automatizada de pneus. A aquisição da Ventech Systems por parte da Goodyear ampliará ainda mais as ofertas comerciais da Goodyear Proactive Solutions, com um serviço de proximidade, eficiente e fácil de usar, que permite aos operadores de frotas medir a pressão dos pneus, a profundidade da banda de rolamento e o peso do veículo, em todos os seus veículos, de cada vez que entram ou saem do seu armazém.
  • O início do projeto Mercury, que dará lugar a uma nova fábrica no Luxemburgo, que nos oferecerá a capacidade para aumentar as nossas rapidez e flexibilidade para satisfazer a crescente procura de pneus Goodyear premium com elevada margem de lucro, em reduzido volume, e oferecê-los segundo a procura dos nossos clientes, mais rapidamente do que nunca. A produção na nova fábrica do Luxemburgo terá início em 2019.
  • Um acordo tecnológico com a Tesloop, um serviço de mobilidade entre cidades que utiliza exclusivamente veículos elétricos Tesla. Recentemente, levamos a cabo um teste incorporando sensores sem fios nos seus pneus, para melhorar a gestão geral dos mesmos e maximizar o tempo de atividade da sua frota.

A estas ações junta-se o recurso a óleo de soja nos pneus como mais recente inovação tecnológica da empresa, com o propósito de desenvolver pneus com prestações superiores, que satisfaçam as exigências dos consumidores, melhorando, ao mesmo tempo, a eficiência de fabrico, e reduzindo o consumo de energia.

Qual a avaliação que faz do mercado em 2017?
O mercado de pneus de turismo em Portugal, durante 2017, desacelerou e caiu cerca de 2%, depois de ter permanecido mais ou menos estável o ano passado. Trata-se de um mercado maduro, com um parque de veículos estável no tempo. As novas matrículas de automóveis ligeiros cresceram +7.6% no ano, também um pouco menos do que em 2016.

Que perspetivas tem para o ano de 2018, no que à vossa empresa diz respeito?
Prevemos que o mercado se mantenha com crescimentos moderados, que não chegarão a 3%.

Quais os investimentos previstos para 2018?
Durante 2018, continuaremos a lançar novos produtos, que serão uma referência em todos os seus segmentos. No segmento SUV lançaremos dois modelos importantes, o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3 SUV e o Dunlop Sport Maxx RT2 SUV, que reforçarão o nosso posicionamento no segmento de maior crescimento do mercado. Além do mais, são produtos que reforçarão o lançamento, no ano passado, dos seus homólogos de turismo.

No segmento de moto, existirão novidades com o lançamento do SportSmart TT, um novo pneu para hypersport que vem encerrar o ciclo com que renovamos por completo o nosso portfólio de produto neste segmento, tornando-nos no fabricante com a gama mais abrangente do mercado.

Adicionalmente, para o segmento em contínuo crescimento de utilizadores de motos trail, lançaremos o TrailSmart MAX, que aumenta consideravelmente a quilometragem relativamente ao seu antecessor.

Também existirão novidades nas linhas de produto de longo curso da Goodyear, contudo, ainda é cedo para adiantar mais pormenores a este respeito.

PALAVRAS-CHAVE