A Mercedes-Benz Portugal e a Mercedes-Benz Espanha anunciaram uma nova estrutura ibérica, dando lugar precisamente à Mercedes-Benz Ibéria. Gustavo Arroz é o responsável pelo Costumer Services Portugal.
Dia 1 de abril, a Mercedes-Benz Ibéria avançou com várias mudanças, tanto em Portugal como em Espanha, no sentido de consolidar a integração de ambos os mercados num único mercado Ibérico. Com todas estas mudanças, a Mercedes-Benz Ibéria fica numa melhor posição para alcançar os seus objetivos, entre os quais se destacam a consolidação do desenvolvimento do negócio, continuar a ser a referência no mercado Luxury, uma maior eficiência e dedicação e foco no cliente.
No que diz respeito às mudanças diretivas, Reiner Hoeps continua a liderar a Mercedes-Benz Ibéria e sob a sua direção está formada a estrutura que irá satisfazer as necessidades de Espanha e Portugal. Reiner tem uma vasta experiência na gestão de ambos os países e conhece muito bem ambos os mercados e a sua Rede de Concessionários. Foi Diretor Geral de Vendas e Marketing de automóveis ligeiros de 2008 a 2011, conseguindo estabelecer uma excelente relação com a Rede de Concessionários e demonstrando sempre um dinamismo comercial de excelência. Mais tarde, chegou à Mercedes-Benz Espanha (2012-2017), primeiro como Diretor Geral de Veículos Ligeiros de Passageiros e depois como CEO, tornando a Mercedes-Benz a marca Luxury que mais cresceu no país neste período e transformando a imagem da marca, atraindo novos targets. Depois da passagem pela Mercedes-Benz França, também como CEO para o mercado francês (2017-2023), onde conseguiu posicionar a marca como marca Luxury número 1 do mercado francês, regressou a Espanha em junho do ano passado com o objetivo de unificar os mercados português e espanhol. Um objetivo que agora se consolidou com esta mudança de estrutura diretiva, onde combina funções transversais para ambos os mercados.
Para Reiner Hoeps: Espanha e Portugal são dois países que, pela sua cultura, diversidade, geografia e estilo de vida, têm muito em comum. Por outro lado, cada um de nós tem os seus pontos fortes dentro da nossa empresa, o que nos permitirá aprender uns com os outros para continuarmos a avançar juntos.
A estrutura de direção da Mercedes-Benz Ibéria fica dividida em três Direções Gerais: Direção de Marketing e Rede de Concessionários, liderada por Holger Marquardt, Direção de Vendas, liderada por Julio Ambrona e Direção de Costumer Services, liderada por José Luis Fernández Acosta.
Holger Marquardt, depois de ter desempenhado diferentes funções de Management em países como a Alemanha, Portugal, Espanha, África do Sul, Turquia, China e Brasil, nos últimos quatro anos liderou a Mercedes-Benz Portugal como CEO, consolidando a liderança da Mercedes-Benz entre as marcas premium no mercado português. Holger continuará a ser o CEO da Mercedes-Benz Portugal e assumirá agora também a Direção de Marketing, Produto e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz Ibéria.
Para Holger Marquardt: Há 4 anos que faço parte da história da Mercedes-Benz Portugal e vivo a força da marca no mercado português: marca Luxury mais vendida e marca automóvel com maior reputação e notoriedade. Agora, chegou a hora de fazer parte de uma estrutura maior, com elevado potencial para o desenvolvimento do negócio e atingimento de objetivos de eficiência e dedicação ao cliente: A Mercedes-Benz Ibéria, que posicionará o mercado automóvel a nível Ibérico como um dos mercados mais importantes da Europa e do Mundo.
Julio Ambrona exerceu diferentes funções relevantes dentro da Mercedes-Benz, principalmente nas áreas de Vendas e Rede. Foi Diretor Comercial do Concessionário do Grupo Mercedes-Benz em Espanha entre 2011 e 2014. Desde 2014 que Julio é Diretor Comercial da marca para o mercado espanhol, alargando agora as suas funções e assumindo a responsabilidade também pelo mercado português. assumindo o cargo de Diretor de Vendas da Mercedes-Benz Ibéria.
Reportando a Julio e sediado em Portugal fica Pedro Duarte, que continua com a função de Diretor de Vendas de Veículos Ligeiros de Passageiros para o mercado português. Jorge Aguiar que até à data tinha a função de diretor de Marketing, Produto e Relações Públicas integra a equipa de Julio Ambrona e vai assumir a Direção de Vendas de Veículos Usados para o mercado ibérico.
José Luis Fernández Acosta, desde 2002 que tem vindo a desempenhar diferentes funções de management dentro do Costumer Services. Desde 2014 que foi diretor de Costumer Services em Espanha. Agora, José Luis acrescenta o mercado português às suas funções e assume a Direção de Costumer Services da Mercedes-Benz Ibéria.
Reportando a José Luis e sediado em Portugal, Gustavo Arroz é o responsável pelos Costumer Services Portugal.
Com todas estas mudanças, a marca continuará a trabalhar para manter a liderança do segmento Luxury, procurando oferecer uma melhor experiência ao cliente reforçando os valores da marca, sempre com os olhos postos no futuro, retirando o melhor de ambos os países para o mercado ibérico.