Ver todas

Back

Mercedes-Benz eActros em testes de utilização diária

23 Fevereiro, 2018

Em 2016, a Mercedes-Benz Trucks tornou-se o primeiro fabricante no mundo com um camião elétrico, e dá agora o próximo passo: colocar o camião elétrico eActros na estrada. Serão entregues, nas próximas semanas, 10 veículos a clientes-piloto, com peso bruto de 18 ou 25 toneladas. Os clientes irão testar a sua  viabilidade e eficiência económica.

Com as soluções elétricas, a Mercedes-Benz pretende chegar à condução livre de emissões e ruído em ambientes urbanos. “A Daimler Trucks é sinónimo de liderança em inovação, aliada a uma atitude realista e pragmática. Isso é particularmente verdade quando se trata de mobilidade elétrica. Agora queremos trabalhar em conjunto com os nossos clientes para avançar rapidamente com o desenvolvimento do eActros, para este se tornar uma solução viável em operações quotidianas, exigentes tecnicamente e comercialmente. Estamos a iniciar esse processo com uma frota de inovação e apoiando os testes em ambiente de logística do dia a dia dos nossos clientes. Isto irá permitir-nos definir exatamente o que resta ser feito, em termos de questões técnicas, infra-estrutura e serviços, para tornar a Mercedes-Benz eActros competitiva”, explicou Martin Daum, membro do Conselho da Daimler AG, responsável pela Daimler Trucks and Buses.

“Estamos a passar as duas variantes, de dois e três eixos do nosso camião elétrico para as mãos dos clientes. Inicialmente, o foco será no transporte de mercadorias no centro da cidade e nos serviços de entrega”, acrescenta Stefan Buchner, da Mercedes-Benz Trucks.

“Desenvolvemos um veículo que foi configurado desde o início para a mobilidade elétrica. Em comparação com o nosso protótipo, foram feitas algumas mudanças técnicas: a fonte de alimentação agora é assegurada por 11 packs de bateria – e, sempre que possível, usamos componentes que estão prontos, ou muito perto de prontos, para produção em série”, afirmou Stefan Buchner, da Mercedes-Benz Trucks. A participar nestes testes estão dez clientes de diversos setores na Alemanha e na Suíça. As empresas são: Dachser, Edeka, Hermes, Kraftverkehr Nagel, Ludwig Meyer, pfenning logistics, TBS Rhein-Neckar and Rigterink da Alemanha, e Camion Transport and Migros da Suíça.

Estes clientes distribuem mercadorias através da rede rodoviária – mas em setores e categorias diferentes. Os veículos estão a ser utilizados ​​pelos clientes para tarefas que de outra forma seriam completadas por veículos com motores diesel convencionais. Os clientes irão testar os veículos por um ano, e os camiões irão depois seguir para um segundo conjunto de clientes por mais doze meses. “Isto permite-nos satisfazer os muitos pedidos que tivemos dos clientes e obter ainda mais informações”, de acordo com Stefan Buchner. “O nosso objetivo é alcançar a produção em série e a maturidade do mercado para uma variedade de camiões elétricos economicamente competitivos para uso em operações de transporte pesado com efeito a partir de 2021”.

Mercedes-Benz eActros

A carga máxima de eixo é de 11,5 toneladas. A energia para uma autonomia de até 200 km é fornecida por duas baterias de iões de lítio com uma potência de 240 kWh. Estes já demonstraram o seu valor em serviço com a EvoBus GmbH – por isso já não são considerados protótipos. “As sinergias dentro do Grupo permitem-nos reunir experiências, encurtar os tempos de desenvolvimento e, claro, economizar custos”, explica Stefan Buchner.

Mais informações em www.daimler.com

PALAVRAS-CHAVE