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Metelli disponibiliza pastilhas de travão para elétricos e híbridos

11 Dezembro, 2019
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O composto das exclusivo das pastilhas de travão HybriX do Grupo Metelli estão disponíveis também para a última geração de motores eléctricos e híbridos.

Actualmente, a gama de pastilhas para aplicações híbridas e eléctricas é composta por cerca de 140 referências, abrangendo 96 modelos diferentes, dos quais circulam 1,5 milhões de veículos na Europa e 2,3 milhões nos EUA.

Entre os principais veículos híbridos, que a gama de pastilhas cobre, estão: Toyota Yaris, CH-R, Rav4, Suzuki Swift, Lexus UX, Hyundai Ioniq, Kia Niro, Honda Cr-z, Audi A6. Por outro lado, para os principais carros elétricos, o catálogo tem pastilhas para: Tesla Model S, Model X, Nissan Leaf, Smart Fortwo, Renault Zoe, Bmw i3, Hyundai Kona, Peugeot Ion, Citroen C-Zero, Mitsubishi MiEV.

Do ponto de vista técnico, as pastilhas para veículos eléctricos e híbridos devem ter características específicas de construção e desempenho:

Baixo ruído: porque este não é encoberto pelo do motor. Graças aos seus bancos de ensaio, a Metelli pode realizar testes de ruído utilizando microfones especiais que permitem medir o nível de ruído e assim trabalhar para eliminá-lo.

Meio ambiente: já que não contém cobre ou outros materiais nocivos. As pastilhas HybriX obtiveram a certificação NSF de três folhas em toda a gama do catálogo, provando que são 100% isentas de cobre, um material que é nocivo ao ser humano e ao meio ambiente.

Desempenho: Os veículos eléctricos recuperam energia durante a fase de travagem, assim muitas vezes os travões estão frios quando precisam ser usados em situações de emergência. Isto significa que é vital usar um material que garanta um bom desempenho, mesmo em temperaturas operacionais mais baixas que o normal. Os veículos eléctricos aceleram mais rapidamente, portanto, pode ser necessário travar com mais frequência e, com diferenças de velocidade mais acentuadas, é importante ter materiais estáveis a altas temperaturas.

Corrosão: Nos veículos Híbridos ou Eléctricos, o sistema de travagem é menos utilizado devido à instalação de dispositivos de regeneração de travagem. Isto pode causar corrosão/oxidação do material de fricção, pois a pastilha de travão não é limpa pelo contacto abrasivo com o disco. O que significa que é crucial ter um material de fricção com baixa tendência à corrosão, obtido pelo uso de agentes de protecção e limitando o conteúdo de certos metais com alto risco de oxidação.

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