A Mewa passou a deter uma participação superior a 20% na Desion, empresa alemã especializada em inteligência artificial aplicada à inspeção têxtil, dando continuidade à parceria que as duas empresas mantêm nas áreas da automatização, robótica e controlo de qualidade.
A Desion, fundada em 2020 como spin-off da Universidade Técnica de Darmstadt e do Instituto Fraunhofer, desenvolve sistemas de inspeção baseados em IA para a indústria têxtil e lavandarias, tendo colaborado com a Mewa no desenvolvimento de um sistema patenteado de inspeção automática para vestuário de sinalização. O sistema foi distinguido em 2017 com um lugar no top 10 da categoria “Tecnologia Ótica” do Prémio Indústria Alemã.
O mais recente projeto conjunto incide na inspeção de panos de limpeza reutilizáveis, recorrendo a câmaras e algoritmos de inteligência artificial para analisar a categoria, a qualidade e a existência de defeitos, determinando automaticamente se cada pano pode ser devolvido ao cliente, necessita de nova lavagem ou deve ser retirado de circulação. Segundo a empresa, o sistema já está em funcionamento em várias unidades fabris e permitiu inspecionar mais de 70 milhões de panos nos primeiros cinco meses de utilização.
A tecnologia desenvolvida pela Desion combina visão computacional (computer vision), tecnologia de controlo e inteligência artificial. Após a lavagem e secagem, câmaras captam imagens dos panos de limpeza a partir de diferentes perspetivas, que são depois analisadas por um software de IA responsável por avaliar a sua categoria, qualidade e eventuais defeitos antes de determinar o destino de cada peça.
Björn Scheel, diretor de operações do Grupo Mewa, afirma que a participação na Desion pretende lançar “as bases para os serviços têxteis do futuro”, tornando os processos mais eficientes, promovendo uma utilização mais direcionada dos recursos e assegurando elevados padrões de qualidade através da combinação entre tecnologia e competência humana.
Para Dirk Siegmund, sócio-gerente da Desion, a parceria permitirá continuar a desenvolver tecnologias de inteligência artificial em ambiente industrial e acelerar a introdução de soluções inovadoras e sustentáveis na indústria têxtil.
A empresa refere que este investimento integra a sua estratégia de inovação a longo prazo, orientada para o desenvolvimento de soluções que contribuam para aumentar a eficiência, a qualidade e a sustentabilidade dos serviços têxteis.A Mewa processa anualmente cerca de 1,2 mil milhões de panos de limpeza reutilizáveis destinados a clientes da indústria, oficinas automóveis e gráficas.










