Ver todas

Back

Mex Machado dos Santos é o embaixador em Portugal do Help Flash

12 Agosto, 2022
732 Visualizações

Numa entrevista à PÓS-VENDA, o conhecido piloto nacional, Mex Machado dos Santos, explica como surgiu a sua ligação Help Flash e quais são as características diferenciadoras de um dispositivo que já está disponível no mercado nacional e que, em Espanha, já substitui legalmente o triângulo de sinalização.

Como é que descobriu o Help Flash e como é que surgiu o convite para ser embaixador deste dispositivo de segurança em Portugal?
Tive conhecimento do Help Flash através de uns amigos espanhóis que me alertaram para a validade e utilidade do mesmo e para as vantagens face ao triângulo de sinalização tradicional. Quando conheci mais ao detalhe as funcionalidades do dispositivo, a sua eficiência e a segurança que este pode representar para os automobilistas/motociclistas, achei tão interessante que entrei em contato com os responsáveis da Help-Flash em Vigo, Espanha. Tivemos uma excelente conversa e percebi a dinâmica da equipa, os seus projetos e, curiosamente, uma das pessoas envolvidas até me conhecia dos ralis. Daí até a empresa sugerir que fosse o embaixador do Help-Flash em Portugal foi um instante e, diga-se, foi um convite que aceitei com muito agrado e orgulho.

A carreira no desporto automóvel tornou-o mais atento às questões relacionadas com a segurança rodoviária?
Sem dúvida, acho que todos os pilotos no desporto automóvel ficam mais atentos às questões da segurança rodoviária e à importância de sermos vistos em caso de avaria ou acidente. Estamos bem conscientes da importância que isso tem, pois todos sabemos de histórias no passado recente de alguém que passou por acidentes ou avarias e que, se não tivesse sido visto ou assistido rapidamente, o desenrolar da história teria sido outra. Nas pistas temos os postos dos comissários que avisam, através de bandeiras, dos diferentes perigos e nos ralis temos regras muito específicas e obrigatórias para avisarmos se a viatura avariou ou se existe um acidente. A segurança é sempre o ponto principal nas provas.
O Help-Flash ajuda, e muito, a avisar rapidamente os restantes utilizadores das vias de uma avaria ou de um acidente, sem que os condutores tenham de sair da sua viatura, correndo muitas vezes risco de vida, e isto pode, efetivamente, salvar vidas e proteger as pessoas.

Em Espanha, o Help Flash já foi adotado como substituto legal do triângulo de sinalização. Esta é uma importante prova da sua validade como dispositivo de segurança?
Efetivamente, em Espanha já é um substituto legal do triângulo e esta nova tecnologia comprova que se trata de uma solução válida que melhora muito o que tínhamos como regra anteriormente.

O Mex vê o Help Flash como um importante dispositivo de segurança também para os veículos de duas ou mesmo três rodas?
No que diz respeito aos veículos de 2 e 3 rodas, cremos que é uma solução ótima, já que estes veículos, normalmente, não vêm equipados com nenhum dispositivo de sinalização de emergência e o Help Flash é a solução ideal devido ao seu reduzido tamanho e grande eficácia e visibilidade. Mais uma vez, o facto de poder alertar rápida e eficazmente os restantes utentes da via de um possível perigo é crucial, ainda para mais num veículo mais exposto como uma moto ou até uma bicicleta.

Acha que este dispositivo aporta uma real mais-valia na questão da visibilidade e na capacidade de antecipar uma situação potencialmente perigosa?
O Help Flash não é apenas melhor em termos de visibilidade se o compararmos com a dos triângulos, mas também permite que você se torne “visível” a grande distância e com acrescida eficácia sem precisar sair do veículo.
Todos os anos, um número significativo de pessoas é atropelado nas estradas ao sair do veículo devido a um acidente ou avaria, muitas delas com a intenção de colocar o triângulo de emergência à distância regulamentar. A legislação portuguesa estabelece que este deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 metros por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 metros, devendo observar-se especial atenção em locais de visibilidade reduzida. Mesmo recorrendo ao obrigatório colete refletor, a pessoa fica muito exposta ao longo dessa deslocação. A missão principal do Help Flash seria sinalizar o veículo sem a necessidade de fazer aquela jornada a pé, já que, infelizmente, esta pode ser mortal. Ainda que não sendo possível em Portugal substituir legalmente o triângulo, o Help-Flash pode servir de alerta imediato para presença de um qualquer tipo de perigo, antes mesmo de abandonar a sua viatura.

Um cliente particular queira adquirir um dispositivo Help Falsh onde é que poderá fazê-lo? Quanto é que cada unidade?
Em Portugal poderá adquirir o Help-Flash online ou no ACP – Automóvel Clube de Portugal, na Carglass, na Norauto, no El Corte Ingles, na Amazon e até no site da Worten. O preço poderá estar entre os 19,90€ e 24,90€ dependendo das campanhas.

Há algum modelo de distribuição preferencial no canal B2B?
Sim, existem condições exclusivas e preferenciais para grandes acordos com distribuidores, retalhistas, associações e fabricantes de automóveis.

PALAVRAS-CHAVE